Com nova presidência, Creche Mãezinha almeja ampliação de atendimentos em Itu
![](/site/wp-content/uploads/2025/02/ABRE-FOTO-1-750x1000.jpg)
A Creche Mãezinha, sociedade civil sem fins lucrativos fundada em 1939 por Noemia de Mesquita, está com nova gestão. Desde 1° de janeiro deste ano, a instituição está sob presidência de Fábio Pontes Paes Barreto para o biênio 2025/2026. A instituição tem como mantenedora a Loja Maçônica Regente Feijó III, a qual 27 de seus membros fazem parte da diretoria da Creche Mãezinha.
Ao Periscópio, Fábio comentou sobre as expectativas e metas da diretoria para a creche. “Será uma gestão focada na inovação, com o objetivo de manter a creche autossustentável, ter uma padronização, profissionalização muito grande. É a principal expectativa para a gestão nesse ano de 2025”, conta.
“Hoje a gente conta com 345 crianças atendidas desde o berçário (a partir dos 4 meses) até o infantil que são 5 anos e 11 meses. Quando a gente assumiu, a gente identificou mais de 800 crianças com fichas preenchidas aqui. Além das 345 tem uma fila de espera de mais de 800 crianças querendo entrar na creche e isso demonstra para nós uma grande oportunidade de atender cada vez mais a população ituana”, destaca Fábio.
O presidente explica que possui um plano para um futuro breve: a ampliação do atendimento. “Ou uma expansão aqui dentro da creche mesmo ou um outro local para atender a população. A gente vai trabalhar da melhor forma possível para maximizar os nossos resultados para atender melhor essas crianças”.
![](/site/wp-content/uploads/2025/02/ABRE-FOTO-4-750x1000.jpg)
Fábio Barreto explica que a creche atende crianças vulneráveis que necessitam desse tipo de atendimento. “Os pais saem para trabalhar e não tem onde deixar essas crianças. Esse é o nosso principal intuito, recepcioná-las e fazer com que aqui elas tenham essa formação de caráter, e estudar, de aprender, ter uma vida melhor. Ter um lugar que seja referência, seja agradável, que tenha bom acolhimento, que seja parte pedagógica, educacional. Elas já saem daqui por exemplo, pré-alfabetizadas”.
Atualmente, a creche conta com 70 funcionários, compreendidos entre serviços gerais, cozinha, limpeza, monitores, professores e a parte administrativa, sendo que a diretoria é toda voluntária, não recebendo nenhuma gratificação.
Segundo Fábio, hoje 80% dos recursos obtidos pela Creche Mãezinha vêm da área municipal, por meio de um acordo firmado com a Prefeitura. “Ela entra com alimentação, com os professores, materiais didáticos, com os custos fixos da instituição e a gente tem convênio com empresas também que nos auxiliam com contribuições mensais e também civis que fazem doações para que a creche consiga movimentar e quitar seus débitos com os custos fixos e variáveis”, explica.
“A creche está aberta para todo mundo, não tem que marcar horário. Estamos abertos de segunda a sexta das 7h às 17h. Se alguém quiser fazer uma visita, conhecer a instituição, está à vontade”, destaca o presidente.
Diretora pedagógica da Creche Mãezinha, Luciana Maria da Silva Tostes comenta ao JP sobre o trabalho desenvolvido. “ Em nossa parte pedagógica a gente desenvolve todas as habilidades que as crianças precisam nessa faixa etária da educação infantil. Oferecemos amor, carinho, respeito e também direcionamos a prática pedagógica para o futuro deles não ficar comprometido”.
Qualquer apoio para a creche, seja financeiro ou por meio de doações de materiais e serviços pode realizar contato pelo e-mail: contato@crechemazinha.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.crechemaezinha.org.br; Instagram: (@crechemaezinhaitu) e Facebook: Creche Mãezinha. Telefone: (11) 4024-1220.