Dois Pontos: Prefeito cumpre promessas de campanha
A entrega dos kits escolares para os alunos da rede municipal de ensino de Itu foi um grande acerto do prefeito Herculano Passos (Republicanos). Mais do que isso: é o início do cumprimento de uma promessa de campanha eleitoral. Ele afirmou que em breve serão entregues os uniformes escolares, também conforme anunciado durante a campanha, e que os kits serão uma política pública, com o envio de um projeto de lei à Câmara. Outra promessa que vai saindo do papel é a sonhada unidade do Hospital Amaral Carvalho em Itu. Recentemente, o prefeito e a primeira-dama Rita Passos conseguiram com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) uma área no Pirapitingui para a construção do hospital, que é referência no tratamento contra o câncer. E nesta semana houve uma importante reunião para debater as possibilidades de renúncia fiscal com o objetivo de investimento social na construção do referido equipamento, em fase de instalação – saiba mais nesta edição. A unidade vai representar um grande avanço na saúde de Itu, além de contar muito na avaliação do governo municipal. A população torce para que as promessas se tornem realidade. Quem ganha com isso, afinal, é a cidade de Itu como um todo.
ZELADORIA: A Prefeitura de Itu, por meio da Regional Pirapitingui, vem realizando ao longo desta semana uma série de melhorias no canteiro central da Rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo (SP-79). Os serviços incluem poda, capina e a aplicação de coroa nas plantas do local, com o objetivo de manter a via bem cuidada e segura para motoristas e pedestres.
TAPA-BURACO: Já por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Rurais, a Prefeitura está realizando uma intensa operação tapa-buraco em diferentes bairros da cidade. Os trabalhos vêm sendo executados de forma ininterrupta, com o objetivo de melhorar as condições das vias públicas, garantir a segurança viária e proporcionar mais conforto aos motoristas e pedestres.
TAPA-BURACO II: Nesta etapa da operação, já foram atendidos pontos importantes como o Centro da cidade, Avenida Nove de Julho, Vila Nova, Rancho Grande, entre outros locais. As equipes da secretaria seguem atuando diariamente para atender a demanda em diversas regiões do município. A ação faz parte do cronograma contínuo de manutenção viária adotado pela administração municipal.
PROJETO: O deputado estadual Rodrigo Moraes (PL) apresentou um Projeto de Lei que autoriza a criação da Casa do Autista e Centro de Inclusão, um espaço de referência para atendimento especializado a pessoas com TEA e Síndrome de Down, oferecendo fonoaudiologia, pediatria, fisioterapia, psicologia, neurologia, entre outros. “Inclusão se faz com ação”, afirma o parlamentar.
REUNIÃO: Já o deputado federal José Olímpio (PL-SP) esteve essa semana em reunião com o presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, na sede da legenda em Brasília (DF). O parlamentar ituano também esteve com o ex-presidente Jair Bolsonaro e desejou a volta dele, que está inelegível. “Vamos mudar Itu, continuar o ótimo trabalho no estado e mudar principalmente o nosso Brasil, sempre unidos.”
PRÊMIO: O livro “Antologia Itu é a História”, da editora FoxTablet, está concorrendo no Prêmio Jabuti 2025 na categoria Capa. A capa do livro é ilustrada pelo artista ituano Paulo Lara. Segundo o editor Jean Frédéric Pluvinage, o livro será encaminhado para o corpo de jurados que, após um período de apuração, irá revelar os dez semifinalistas da categoria.
HONRARIA: O Museu Asas de um Sonho, localizado na cidade de Itu e referência nacional na preservação da memória da aviação brasileira, recentemente comemorou a criação oficial de uma honraria estadual em tributo ao comandante Rolim Adolfo Amaro, fundador da empresa TAM Linhas Aéreas e figura emblemática da aviação comercial no Brasil. “A criação dessa honraria é um gesto de profundo simbolismo”, afirma Marcos Amaro, filho do comandante Rolim e presidente do Museu Asas.
HONRARIA II: A honraria “Asas de Um Sonho – Mérito Comandante Rolim Adolfo Amaro”, criada pelo professor Adilson Cezar, presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), foi oficializada no mês de maio pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio de decreto publicado no Diário Oficial, e marca um novo capítulo na valorização da história da aviação no país.
FUXISCÓPIO
Palmas à deputada Monica Seixas (PSOL) apresentou um projeto de lei que institui a Política Estadual “Vini Jr” de Combate ao Racismo nos Estádios e Arenas Esportivas de São Paulo. Um importante passo para enfrentar esse mal!
Dois Pontos Especial Câmara
AUDIÊNCIA: Na semana passada, o JP informou que traria a repercussão da audiência pública da saúde na edição de quarta-feira (04). Porém, devido à longa duração da reunião – mais de sete horas, quase o mesmo tempo da audiência da CIS de um dia antes – e outros compromissos, a reportagem não conseguiu acompanhar a mesma. A audiência pode ser conferida na íntegra no YouTube da TV Câmara.
APROVADO: Na Ordem do Dia desta semana, foi aprovado por unanimidade em primeira discussão o Projeto de Lei Nº 70/2025, de autoria do Executivo, que “Dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2026, e dá outras providências”. O único a falar durante a discussão foi Eduardo Ortiz (MDB), que elogiou a redação da LDO, mas apontou que ela poderia ser “politicamente mais ousada”.
VOUCHER: Eduardo Ortiz parabenizou a Prefeitura pela entrega dos kits escolares, mas sugeriu que fosse dado um “voucher” aos pais dos alunos para que estes adquirissem os materiais escolares em papelarias sediadas em Itu. Para ele, isso valorizaria o comércio local e giraria a economia da cidade, com os impostos voltando para os cofres públicos.
IGUALDADE: Já o líder do prefeito na Câmara, Thiago Gonçales (PL), destacou um ponto levantado por Herculano Passos (Republicanos) durante a apresentação dos kits: a igualdade. Com os kits, todos os alunos receberão itens idênticos. “Cria uma igualdade e as crianças vão aprendendo já isso”, afirmou. Já Ortiz disse que, para sanar isso, poderia se criar uma lista padrão, sem desprestigiar o comércio local.
REQUERIMENTOS: Três requerimentos foram votados nesta sessão, sendo dois de autoria de Ortiz – que foram rejeitados por 10 votos a dois. Um deles solicitava informações sobre serviços prestados consultoria por um escritório de advocacia, enquanto outro cobrava dados sobre uma rubrica do Relatório de Gestão Fiscal. Já o requerimento de Moacir Cova (Podemos) pedindo informações sobre o “Cartão Cidadão” foi aprovado por unanimidade.
REQUERIMENTOS II: Sobre os pedidos rejeitados, o líder Thiago Gonçales afirmou que não os deixará sem resposta, mas que a base prefere agir dessa forma. Também disse que pretende trazer o retorno dos requerimentos em até uma semana. “Esse é o trabalho que a gente vai desenvolver enquanto líder de governo”, declarou. Já Ortiz criticou a decisão.
CARTÃO: O “Cartão Cidadão” foi tema na aprovação por unanimidade, em segunda discussão, do Substitutivo Nº 1 ao Projeto de Lei Nº 11/2025, de autoria de Eduardo Ortiz, que retira a exigência do documento para acessar o programa “Cuidar Itu”. Durante a discussão, Ortiz criticou o fato de o cartão ainda ser emitido pela Prefeitura, apesar de não ser mais obrigatório.
HUMILHAÇÃO: Os vereadores Rebert do Gás (União Brasil) e Elaine do Posto (PMB) destacaram o trabalho feito pelo Fundo Social de Solidariedade (Funssol), apontando que hoje há humanização nas ações. Também disseram que, na gestão passada, muitos passavam por humilhação para conseguir uma cesta básica ou alguma colaboração.