Livro de ituano denuncia a escalada de violência contra jornalistas no Brasil

Aos 29 anos, Saconi atua no jornal “O Globo” desde 2018, cobrindo política nacional, economia e cultura (Foto: Bruno Mendonça/Divulgação)

A crescente hostilidade enfrentada por jornalistas no Brasil é tema central do livro “Vocês da Imprensa – Violência contra a mídia brasileira pela ótica de um jornalista sob ataque”, de autoria do ituano João Paulo Saconi. A obra será lançada no dia 29 de julho, a partir das 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro.

Inspirado por um episódio pessoal ocorrido no início de sua carreira, Saconi amplia a discussão para um problema nacional, com base em uma pesquisa inédita realizada com 203 profissionais de todas as regiões do país. Os dados revelam um cenário alarmante de ataques, ameaças, linchamentos virtuais e tentativas de silenciamento que afetam diretamente o exercício do jornalismo e a liberdade de expressão.

Mas o livro vai além das estatísticas. Em tom sensível e contundente, o autor dá voz a colegas de profissão que enfrentaram agressões, mortes ou o medo constante. Entre os nomes citados estão Vera Magalhães, Patrícia Campos Mello, Luiz Fara Monteiro, Renato Alves, Raquel Landim e Natuza Nery, além da trágica história do cinegrafista Santiago Andrade, morto em 2013 durante a cobertura dos protestos conhecidos como Jornadas de Junho.

“Ouvi profissionais bem-sucedidos que, mesmo assim, deixaram de circular nas ruas ou cogitaram se mudar para o exterior com medo do que poderia acontecer com eles e suas famílias”, relata Saconi, que atualmente integra a equipe da coluna Lauro Jardim, no jornal “O Globo”, onde atua desde 2018. Para o jornalista, a obra é um chamado urgente à reflexão sobre o papel da imprensa e os riscos cada vez mais comuns de se exercer o jornalismo no Brasil. 

“A hostilidade impacta a maneira como nós, jornalistas, pensamos as pautas e participamos de coberturas, assim como os cuidados que precisamos ter com redes sociais”, explica o autor, que batizou o livro com uma expressão frequentemente usada por fontes, entrevistados e o próprio público para se referir a jornalistas, como se fossem uma parcela à parte do Brasil.

Capa do livro que terá lançamento no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

A obra, publicada pela Editora Máquina de Livros, também esteve em destaque no 20º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), realizado em São Paulo no início de julho. Com 192 páginas, “Vocês da Imprensa” chega ao mercado por R$ 70 (impresso) e R$ 42 (e-book), e está disponível nas principais livrarias do país e em mais de 30 plataformas digitais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *