FAMA Museu recebe mais de 160 crianças para vivências educativas e culturais

Durante a visita, as crianças participaram de mediações nas exposições em cartaz (Foto: Divulgação/Turbo Labs Hub)

O FAMA Museu recebeu 165 estudantes do Centro Promocional Madre Teodora, com idades entre 6 e 11 anos, para uma imersão em atividades educativas e culturais que estimularam a criatividade, o pensamento crítico e o contato com a arte. A visita aconteceu no último dia 31 e faz parte do Projeto Programação Educativa e Cultural, viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio do Itaú, copatrocínio do Inter e apoio do Ministério da Cultura.

Durante a visita, as crianças participaram de mediações nas exposições “O Voo da Libélula”, “Acervo em Exposição”, “Olhar de Tarsila nas Cidades Históricas Mineiras” e “TIAMM SHUOOMM CASH!”. O grupo também visitou a Sala Tunga, onde os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre a trajetória e a poética de um dos artistas mais emblemáticos da arte contemporânea brasileira.

A professora Jucelia de Oliveira destacou a relevância da experiência para os alunos:

“Tenho certeza de que foi muito importante e único para cada um deles. Eles aproveitaram muito e certamente chegarão cheios de histórias para compartilhar comigo. Essa experiência será amplamente aproveitada em sala, proporcionando muitas trocas entre eles,” afirmou.

Ela também reforçou a importância do acesso à arte desde a infância: “Conhecer e vivenciar a arte é essencial para que não se perca a história da nossa cidade e do nosso país. Presenciar essas expressões culturais contribui significativamente para o desenvolvimento dos estudantes,” completou.

Além das mediações, a programação incluiu oficinas artísticas conduzidas por Thiago Raymundo, educador do Programa Educativo do museu, com dinâmicas voltadas à empatia, escuta ativa e diálogo entre as crianças.

Todas as atividades são gratuitas e contaram com intérprete de Libras, ocorreram em espaços com estrutura acessível, reafirmando o compromisso do FAMA Museu com a inclusão, a diversidade e a democratização do acesso à arte.

A iniciativa aproxima o público jovem do universo das artes visuais e torna a cultura acessível e inclusiva. Além disso, proporciona acesso qualificado e experiências significativas com a arte.