Dois Pontos: ACRIAPD recebe permissão para uso de espaço no Ginásio Prudente
A Prefeitura de Itu oficializou a concessão, a título precário, de uma sala adaptada localizada no Ginásio “Prudente de Moraes” à ACRIAPD – Associação dos Corredores Reunidos de Itu, Adaptados e Portadores de Deficiência. A formalização da medida se deu na tarde de terça-feira (05), em encontro do prefeito Herculano Passos (Republicanos) com representantes da entidade. A reunião contou ainda com a presença do secretário municipal de Esportes, Carlinhos Bertagnolli. O objetivo é ampliar o suporte às pessoas com deficiência no município, oferecendo um espaço adequado às atividades desenvolvidas pela entidade. A ACRIAPD é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que atua com foco no atendimento e inclusão de pessoas com deficiência, promovendo ações nas áreas de esporte, saúde e bem-estar. O novo espaço cedido pela Prefeitura proporcionará melhores condições para o desenvolvimento dos projetos da associação, com acessibilidade e estrutura apropriada. De acordo com o decreto municipal assinado por Herculano, a associação será responsável pela manutenção, conservação e uso exclusivo do local, que deverá ser destinado unicamente às suas finalidades estatutárias.
EMPENHO: O prefeito de Itu destacou a ação. “Ao garantir um espaço físico adaptado para a ACRIAPD, estamos reafirmando o empenho da gestão com a inclusão, a acessibilidade e a valorização do trabalho de entidades sérias e comprometidas com a causa das pessoas com deficiência”, destacou Herculano.
SERVIDORES: Na manhã da última quinta-feira (07), o prefeito Herculano Passos recebeu, em seu gabinete, um grupo de novos servidores públicos que passam a integrar oficialmente o quadro funcional da Prefeitura de Itu. Os profissionais foram convocados por meio de concurso público e atuarão nas Secretarias Municipais de Promoção Social e de Saúde.
SERVIDORES II: O prefeito deu as boas-vindas aos novos colaboradores e destacou a importância do serviço público comprometido e humanizado, especialmente nas áreas sociais e da saúde. A secretária de Promoção Social, Ângela Maria Lopes Ferraz de Almeida, e representantes da pasta de Saúde e do RH da Prefeitura também participaram da integração, auxiliando na orientação dos novos servidores.
ESTRADA: A Prefeitura realizou obras de melhorias na estrada que liga a Rodovia SP-79 ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME), localizado no Pirapitingui. A via é considerada estratégica para o sistema de saúde regional, sendo utilizada diariamente por ambulâncias, ônibus provenientes de diversas cidades do interior e veículos particulares que se dirigem ao AME para consultas e exames especializados.
LUZ: Já em parceria com a CPFL, a Regional do Pirapitingui está executando nesta semana serviços de poda técnica de galhos de árvores situadas nas proximidades da rede elétrica na estrada municipal da região do Pirapitingui. A intervenção tem caráter preventivo e visa mitigar riscos de interrupção no fornecimento de energia elétrica, além de assegurar condições adequadas de segurança para todos.
CONEXIDADES: A cidade de Itu participou na quinta-feira (07) do 8º Conexidades, em Holambra (SP), com a presença de mais de 40 jovens atletas das escolinhas da Secretaria Municipal de Esportes. A ação foi promovida pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria de Esportes, e aconteceu justamente no dia em que o evento destacou o tema Juventude. Os jovens estiveram sob os cuidados e monitoramento dos professores Alessandra Martins e Romeo Freitas.
ATO: No último domingo (03), um grupo de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniu na Praça da Independência, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Carmo, e fez um ato contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A manifestação contou com bandeiras e cartazes. Alguns motoristas que passavam pelo local buzinavam em apoio aos manifestantes.
ATO II: A manifestação ocorre após a decretação de prisão domiciliar do ex-presidente, após descumprimento de medidas impostas por Moraes. Alguns manifestantes também demonstraram apoio ao presidente estadunidense Donald Trump, que aplicou tarifa adicional de 50% em diversos produtos brasileiros por conta da forma como Bolsonaro tem sido tratado.
FUXISCÓPIO
Importante a atitude dos vereadores da região em buscar melhorias para a Rodovia SP-75, conforme noticiado na semana passada. A via tem sido palco de diversos acidentes graves, muitos com vítimas fatais, e merece atenção das autoridades.
Dois Pontos Especial Câmara
BIO: O prefeito Herculano Passos (Republicanos) enviou à Câmara de Vereadores um projeto que dispõe sobre a prioridade do uso de biocombustível da frota municipal no âmbito da administração pública direta e indireta do município. A proposta aponta que esse tipo de combustível é considerado fonte renovável de energia, resultando em menos impacto no meio ambiente do que combustíveis fósseis.
LONGA: Devido ao recesso parlamentar de julho, houve um acúmulo de projetos, indicações, moções, requerimentos e outros documentos que são normalmente lidos no Expediente. Por conta disso, a leitura dos documentos foi longa, exigindo do primeiro-secretário Luisinho Silveira (PDT) muito “gogó”. Nas redes sociais, chegaram a comparar o vozeirão do vereador com o de locutores de apuração carnavalesca.
JORNAL: A Câmara aprovou por unanimidade o requerimento de autoria de José Galvão (PL) que insere na Ata dos Trabalhos da Casa de Leis o editorial do Jornal Periscópio de 21 de junho, em celebração aos 60 anos do periódico. Outro jornal homenageado na sessão foi o “A Federação”, que recebeu moção de congratulação, assinada por todos os vereadores, por seus 120 anos de existência.
ATRITO: Durante votação do projeto de lei que institui o projeto “Meu Amigo Pet”, de autoria de Patrícia da ASPA (PSD), a vereadora Balbina de Paula (PP) apontou semelhanças com um projeto de Ana D’Elboux (Republicanos). Patrícia, porém, se irritou e afirmou que o projeto dela foi protocolado antes. “Está existindo um equívoco aqui em quem copia o que. Se meu projeto fosse igual ao outro, o jurídico não teria aprovado.”
HORA MARCADA: O vereador Moacir Cova (Podemos) questionou se é preciso ter “hora marcada” para fiscalizar, apontando que foi impedido de entrar na SEMSUR para averiguar uma suposta situação de perseguição. O presidente da Câmara, Neto Beluci (Republicanos), rebateu: “Eu posso chegar na delegacia, entrar na sala da Dra. Márcia e invadir o pátio lá? Eu não posso”, afirmou, dizendo que os princípios deles eram diferentes.
HORA MARCADA II: Cova não concordou e disse que tem o direito de fiscalizar e que só quer impedir a perseguição a um funcionário concursado que estaria “encostado” após compartilhar um vídeo seu na rede social. José Galvão (PL) disse que isso era uma acusação grave e que deveria ter provas. Cova, por sua vez, afirmou ter áudios que só não divulgava para preservar o servidor.
REPÚDIO: Patrícia da ASPA leu uma nota de repúdio da secretária da SEMSUR, Camila Marchi, em que ela afirma que a conduta de Cova – que estaria armado – foi inaceitável, causando pânico entre os funcionários. A chefe da pasta também apontou em nota que o servidor em questão é um motorista da zona rural que foi realocado de forma temporária por conta da manutenção de seu veículo. Já Thiago Gonçales (PL) disse que conhece o servidor e que ele próprio se escondeu.
EMENDA: Luisinho Silveira destacou a conquista de emenda parlamentar de quase R$ 2,5 milhões para realização de cirurgias eletivas, como de catarata e retirada de pedra nos rins. A verba foi conquistada através do deputado federal Vitor Lippi (PSDB), que destacou a amizade do parlamentar sorocabano com o prefeito Herculano e a primeira-dama Rita Passos. “A saúde das pessoas é primordial”, afirmou o edil.