Livro celebra produção intelectual de Edgard Carone

Os organizadores da coletânea, o técnico da biblioteca José Renato Galvão e Supervisor Técnico-Científico do museu, Prof. Dr. Francisco de Carvalho Dias de Andrade (Foto: André Roedel)

O Centro de Estudos do Museu Republicano sediou na tarde do último sábado (15) a mesa de lançamento do livro “Edgard Carone e a República em Capítulos”. Participaram os organizadores Fabiana Marchetti e Felipe Castilho de Lacerda, com a mesa sendo mediada por José Renato Galvão, técnico da biblioteca do museu e um dos autores da coletânea.

Na oportunidade, os participantes puderam repassar a trajetória de Carone e sua obra. Editado pela Com-Arte, editora-laboratório do Curso de Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP), o livro reúne os textos das conferências proferidas durante o evento realizado em 2023, em comemoração ao centenário de Edgard Carone (1923–2003).

O referido evento foi promovido pelo Grupo de Estudos Marxistas (Gmarx), pelo Programa de Pós-Graduação em História Econômica da USP e pelo Museu Republicano Convenção de Itu, uma das sedes expositivas do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Os textos do livro apresentam a trajetória de vida e a produção intelectual de Edgard Carone, procurando analisar criticamente o legado de sua obra para a historiografia brasileira.

Edgard Carone nasceu em 14 de setembro de 1923, na cidade de São Paulo, filho de imigrantes libaneses.Pioneiro nos estudos sobre a República brasileira, Carone foi um historiador dedicado à reunião, análise e publicação de documentos. Sua obra, que abrange o período de 1889 a 1964, constitui-se como um projeto político-intelectual voltado à compreensão das causas históricas do golpe militar de 1964. 

Nessa empreitada, o professor aliou um profundo conhecimento das fontes históricas e da bibliografia republicana a uma metodologia marxista inovadora no contexto universitário brasileiro de sua época. O resultado desse trabalho foi uma série de livros sobre o período republicano e as revoluções que o marcaram. 

Ao longo de sua carreira acadêmica, publicou diversas obras sobre essas temáticas e reuniu uma expressiva coleção de livros, que hoje integra o acervo da biblioteca do Museu Republicano de Itu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *