Ex-moradora de Itu conquista prêmio internacional de cinema em Los Angeles

Ariz Lopez e Ana Flávia Veiga durante o Burbank International Film Festival, onde o filme “Palmas” venceu o Collegiate Filmmaker Spotlight Award (Foto: Divulgação)

A brasileira Ana Flávia Veiga, 24 anos, produtora criativa residente em Los Angeles, nos Estados Unidos, reconhecida por sua narrativa inclusiva e intercultural, segue ganhando destaque nos universos do cinema, do digital e do documentário.

Formada pela School of Cinematic Arts da USC, a cineasta nasceu em Nova Friburgo (RJ), mas mudou-se para Itu ainda pequena e morou na cidade até os 15 anos. Depois, mudou-se para Indaiatuba e hoje, morando na Califórnia, dedica-se a democratizar o acesso ao audiovisual e a amplificar vozes, criando narrativas que atravessam fronteiras e culturas.

O documentário em curta-metragem “Palmas” (2024), dirigido por Aric Lopez e produzido por ela, recebeu o Collegiate Filmmaker Spotlight Award no Burbank International Film Festival e o Student Documentary Short Award no Glendale International Film Festival. Além disso, Palmas garantiu seleções oficiais em diversos festivais de prestígio e qualificadores ao Oscar, incluindo AmDocs, San Diego Latino Film Festival, Mexican-American Film & Television Festival e Watsonville Film Festival. 

O filme explora a história de apagamento histórico em Los Angeles por meio das icônicas palmeiras da cidade, símbolos que testemunham transformações geracionais. A produtora e o diretor estão atualmente desenvolvendo a versão em longa-metragem, com apoio de patrocínio fiscal da SMP Rise e do produtor executivo vencedor do Oscar Doug Blush.

Após múltiplos prêmios conquistados por seu mais recente documentário em curta-metragem, a cineasta entra em uma nova fase de sua carreira: o desenvolvimento do projeto como um longa-metragem intitulado “Las Palmas” e a ampliação de seu impacto como produtora tanto no cinema tradicional quanto no formato de curta duração. 

Outras produções

O curta independente “My Father’s Wedding”, estrelado por Ricky He e produzido por Ana Flávia, segue uma trajetória sólida em festivais, com seleção para o San Diego International Film Festival, após sua estreia no HollyShorts (qualificador para o Oscar) e no Middlebury New Filmmakers Festival. 

Outros créditos de destaque de Ana Flávia incluem o curta “Wasabi” (2025), selecionado para o qualificador ao Oscar, Martha’s Vineyard African American Film Festival; o curta documental “Compas” (2025), vencedor do Prêmio do Público e de Menção Honrosa no Highland Park Independent Film Festival, “Sueños Violentos” (2023), selecionado para o LA Shorts e vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Women in Cinematic Arts, entre outros.

O portfólio recente de Ana Flávia ultrapassou 350 milhões de visualizações em plataformas móveis. O projeto “Pucked by My Brother’s Rival” alcançou, sozinho, 130 milhões de visualizações no aplicativo DramaBox e 7 milhões de visualizações no YouTube, enquanto outros, como “Fake Dating My Rich Nemesis”, superaram 120 milhões de visualizações. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *