OAB-Itu retoma normalmente atendimento da Justiça Gratuita
Nesta quinta-feira (14), após o recesso de final de ano, a subseção da OAB/Itu (Ordem dos Advogados do Brasil) retomou os serviços prestados às pessoas consideradas carentes, através da Assistência Judiciária, a chamada Justiça Gratuita.
Na semana passada, advogados conveniados que prestam este atendimento chegaram a cogitar a possibilidade de não retomarem este serviço, previsto para recomeçar quinta-feira, por conta do atraso no pagamento das certidões.
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo, responsável por efetuar o pagamento aos advogados conveniados, não havia quitado os meses de dezembro e janeiro. No entanto, no início desta semana a situação praticamente se normalizou e o atendimento, na quinta-feira, ocorreu normalmente.
Um dia antes, na quarta-feira à noite, o representante da Comissão da Assistência Judiciária da OAB no Estado de São Paulo, Rodrigo de Melo Kriguer, esteve em Itu, reunido com a presidente da OAB/Itu, Liliane Gazzola Faus, e com os advogados conveniados e também com os que integram a Comissão da Assistência Judiciária de Itu. Na ocasião, Kriguer explicou as ações que a OAB estadual, por meio do presidente Marcos da Costa, tem feito no sentido de solucionar essa pendência e evitar que isso volte a acontecer.
De acordo com a presidente da OAB/Itu, Liliane Gazzola Faus, a situação do pagamento está praticamente toda normalizada. “Apenas alguns advogados ainda não receberam referente ao mês de dezembro, mas provavelmente esses são casos pontuais”, salientou. “Felizmente, os advogados entenderam a situação e nesta quinta-feira pudemos retomar o atendimento”, completou.
O atendimento da Assistência Judiciária ocorre todas as terças e quintas-feiras, das 9h às 11h30, na Casa do Advogado de Itu, que fica na rua Cuiabá, 21. O telefone é o (11) 4013-4417.
Quais documentos precisa levar