Cartunista de Itu fica em segundo lugar em prêmio concedido pela ONU

O cartum de Raimundo Rucke venceu o do concorrente dos EUA e perdeu para Cuba

 

Por: Sarah Vasconcellos

 

Rucke-ONUTodos os anos a ONU (Organização das Nações Unidas), por meio de sua Associação de Correspondentes Internacionais (UNCA), homenageia os melhores cartuns políticos produzidos mundo afora. O cartunista Raimundo Rucke acaba de ser premiado com a segunda colocação do The United Nations/Ranan Lurie Political Cartoon Awards. O primeiro lugar ficou para Cuba e o terceiro para os Estados Unidos. O valor do prêmio é de 5 mil dólares.

O prêmio leva o nome do mais conhecido e influente cartunista político americano, Ranan Lurie, presidente do júri de seleção. Entre os jurados estão ainda o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, os ganhadores do prêmios Nobel da Paz Mikhail Gorbachev e Oscar Arias Sanchez, e o ator Jeff Bridges, conhecido também por sua luta em favor de causas sociais.

O corpo de jurados se reuniu para a escolha dos vencedores na última semana. A cerimônia de premiação deve acontecer em breve, ainda sem local definido. “Para minha surpresa e alegria, fui um dos premiados da edição de 2015, com um trabalho publicado em setembro no jornal o Dia, do Piauí”, conta Raimundo Rucke ao “Periscópio”.

“Numa situação normal o cachorrinho pegaria o jornal e levaria para o dono. Mas este parou diante do jornal e viu uma notícia ou uma imagem muito chocante e voltou muito assustado. O que ele viu fica apenas sugerido, mas com os acontecimentos que abalaram o mundo em 2015 não fica difícil imaginar que notícia trazia o jornal”, explica o cartum. O mesmo desenho já foi premiado em no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em 2014.