Escolas de samba e blocos se preparam para o Carnaval ituano
O Carnaval ituano está praticamente definido. As escolas estão fechando os últimos detalhes para o desfile, que volta a acontecer na Rua Floriano Peixoto. Além da folia na principal via do comércio de Itu, haverá banda de marchinhas e matinê na Praça Padre Miguel (Matriz). Apesar da economia da Prefeitura de 60% em comparação ao ano anterior, as agremiações prometem fazer um espetáculo bonito para a população.
Atual campeã irá homenagear Simplício
A Mocidade Independente, principal escola de samba de Itu com sete títulos conquistados, irá homenagear o centenário de nascimento de um ilustre ituano: Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício. A agremiação verde e rosa terá cerca de 280 componentes e três carros alegóricos. Quem quiser participar da folia pode comparecer aos ensaios, que ocorrem as terças e quintas-feiras, a partir das 20h, no canteiro central da Avenida Francisco Ernesto Fávero, na altura do cruzamento com a Avenida Laroy Starret.
O presidente e carnavalesco Marcelo Mello explica que, além da verba enviada pela Prefeitura, a atual campeã do carnaval ituano conta com diversas outras atividades para se manter. “Realizamos eventos corporativos em hotéis, campings. Enfim, a nossa bateria realiza eventos o ano inteiro. Também vale destacar que a nossa entidade realiza muitas iniciativas sociais, como campanha do agasalho, distribuição de brinquedos no Natal, arrecadação de alimentos para família carentes… Não é só Carnaval”, comenta.
Pérola Negra irá destacar a “felicidade”
Outra escola de samba empenhada para o Carnaval 2016 é a Pérola Negra. Vice-campeã do ano passado, a escola terá como tema “O que é felicidade?”. Oscar de Moraes, presidente da agremiação, diz que pretende colocar três carros alegóricos na Rua Floriano Peixoto, além de cerca de 200 componentes – sendo grande parte moradores da região do bairro Novo Itu. Os ensaios acontecem na Avenida Alfredo Savi.
O presidente da escola justificou a necessidade da verba municipal, fazendo um comparativo com o carnaval de São Paulo e Rio de Janeiro, onde as pessoas pagam para desfilar. “É diferente de nós aqui do interior. Eu vejo pela minha escola. Tem o pessoal da favela que sai comigo. Então a Prefeitura dá o dinheiro, eu confecciono a fantasia e dou para eles saírem no carnaval. Se eu cobrar 10 reais que seja, ninguém sai na escola de samba”, argumenta.
Vale do Sol fará homenagens
A Acadêmicos do Vale do Sol, que ficou em terceiro em 2015, terá como tema do samba-enredo “O astro rei em uma viagem fantástica ao mundo do Carnaval”. A escola terá 120 componentes e dois carros alegóricos. Os ensaios ocorrem sextas-feiras e domingos, na sede da agremiação (Avenida Arquiteto Marcio João de Arruda, 272, Vila Leis). O desfile da Vale do Sol contará com uma homenagem a dois cadeirantes, que irão participar segurando o estandarte da escola de samba.
Trabalhador rural será o destaque da Acadêmicos da Vila
Novidade no carnaval ituano, a Acadêmicos da Vila homenageará a cultura sertaneja com o tema “Festa na roça é pra lá de bom, o sertanejo é que comanda o som”. “Vamos mostrar o dia a dia do trabalhador rural”, explica a presidente da escola de samba, Raquel Oliveira. A agremiação azul e amarela terá cerca de 100 componentes e um carro alegórico. Os ensaios acontecem diariamente às 19h, na quadra coberta do centro de lazer ao lado da Bica D’Água.
Acadêmicos da Zona Sul irá abordar Almeida Junior
Por último, a Acadêmicos da Zona Sul fará homenagem a outro ilustre ituano: o pintor Almeida Júnior. Segundo o presidente Denílson Vieira, a escola de samba irá participar do Carnaval ituano com 120 componentes e três carros alegóricos.
Blocos
Dois blocos vão fazer a festa do carnaval ituano: o do Grupo da Melhor Idade e da Fiel de Itu. O primeiro virá com o tema “Se divertindo com os jogos”, em que destacará jogos como dama, xadrez e baralho. O carnavalesco Osmir Alves conta que serão cerca de 100 componentes e que a bateria do bloco contará com apoio da Acadêmicos da Zona Sul. Os ensaios da Melhor Idade ocorrem segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 22h.
Com a diminuição da verba para o Carnaval, a Gaviões da Fiel de Itu irá desfilar como bloco, e não como escola de samba, explica o diretor da torcida Daniel Gomes. Sendo assim, terá cerca de 80 componentes e utilizará o mesmo tema da Gaviões da Fiel no carnaval paulistano: “É fantástico o nosso amor pelo Corinthians”. Os ensaios já começaram e, na sexta-feira (22), os membros realizaram uma batucada durante o jogo do “Timão” na Copa São Paulo de Juniores.
PROGRAMAÇÃO:
SÁBADO (06/02)
20h30 – BLOCO DO “R”
21h – ESCOLA DE SAMBA “ACADÊMICOS DA VILA”
21h45 – ESCOLA DE SAMBA “PÉROLA NEGRA DE ITU”
22h30 – ESCOLA DE SAMBA “MOCIDADE INDEPENDENTE DE ITU”
DOMINGO (07/02)
20h30 – BLOCO DA “MELHOR IDADE”
21h – ESCOLA DE SAMBA “VALE DO SOL”
21h45– ESCOLA DE SAMBA “ACADÊMICOS DA ZONA SUL”
22h30 – BLOCO “GAVIÕES DA FIEL DE ITU”
BANDA MATRIX – CARNAVAL DE MARCHINHAS – CORETO DA PRAÇA PADRE MIGUEL
SÁBADO (06/02)
DAS 20h ÀS 23h
DOMINGO (07/02)
MATINÊ – DAS 15h ÀS 18h E DAS 20h ÀS 23h
2ª FEIRA (08/02)
DAS 20h ÀS 23h
3ª FEIRA (09/02)
MATINÊ – DAS 15h ÀS 18h
DAS 20h ÀS 23h