Festa de Aniversário
Por Ivan Valini
Nesta terça-feira, dia 2 de fevereiro, Itu estará em festa comemorando mais um aniversário. Embora esteja estabelecido como sendo um momento de alegria, por mais um ano de história, deve ser o momento também para que todos os ituanos repensem conceitos e passem a refletir melhor sobre a nossa realidade. E o que temos para hoje é um olhar novamente esperançoso para o futuro.
Informar os principais fatos da cidade, utilizando a criatividade, responsabilidade em sintonia com o leitor. Esse é e sempre foi o principal objetivo do “Periscópio”. E eu, um saltense de nascimento, me sinto orgulhoso de poder escrever parte da história dessa terra “onde tudo é grande”.
Ao longo desses anos, aprendi que é com o povo que estão as melhores histórias. Assim, as ‘marias’ e os ‘josés’ viraram manchete na cidade e foram compartilhadas pelo mundo afora, fortalecendo nosso conceito de valorização dos personagens e contribuindo para dar vida às ações de cada um dos célebres ituanos que fazem deste veículo seu principal meio de informação.
Fazer jornalismo tem a ver com essa solidez da informação concreta, com o contar o que ninguém quer que conte – o resto é publicidade, diria George Orwell. Isto tem a ver com unir as versões e os fatos e esmiuçar a pesquisa no melhor texto e na melhor voz a ser ouvida pelos desconhecidos cidadãos. E o compromisso assumido com a ética é que permite que isso se faça.
Na busca por histórias esbarra-se diariamente nos contos que se quer chorar ou clamar por justiça. Porque também é humano aquele que expõe os fatos. Mas quanto mais interessa o assunto, mais interessa o revelar.
É certo que há notas aparentemente sem brilho. Mas mesmo estas são importantes. O trilho pelo qual percorre o jornalismo é repleto de desafios nas mais diferentes camadas. Traduzir informações complexas em textos limpos e objetivos tem sido a máxima do JP, que, aliada ao compromisso de zelar pelo profundo respeito ao cidadão ituano, faz efetivamente, deste jornal o principal veículo da cidade.
Quantas histórias poderiam ser lembradas hoje de pessoas ajudadas a partir de um texto, de buracos tapados na rua a partir de uma manchete, de empregos conseguidos a partir de um click…
É por isso que não há melhor forma de comemorar esse aniversário do que com mais notícias. Porque para nós do “Periscópio” festa é levar informação confiável aos ituanos todos os dias.
Hoje, acredito que o melhor presente que itu pode ganhar nestes 406 anos é a conscientização dos cidadãos que muitas vezes perdem as esperanças, deixam de crer que uma solução para a melhoria de sua qualidade de vida é possível, ou mesmo se deixam levar por manobras políticas. E nunca é demais lembrar que estamos em ano eleitoral…
Neste momento, em nome do “Periscópio”, parabenizo a todos os ituanos e aproveito para agradecer por termos a honra de cobrir mais um aniversário. É um orgulho fazer parte desta história!
Feliz aniversário, Itu!!!