Prefeitura de Salto planeja ampliar Saúde da Família em 30% este ano

Até o final de 2016, a Prefeitura de Salto deve ampliar em 30% o atendimento da Estratégia Saúde da Família. Desde 2014, quando começou a ser implantado em Salto, o programa já cadastrou 6640 famílias, o que representa cerca de 20,2 mil pessoas.

O cadastro feito de casa em casa abrange um levantamento completo do histórico de saúde de todos os membros da família, além de um relatório sobre as condições de moradia, hábitos alimentares, situações de vulnerabilidade e qualquer outro problema de saúde já existente.

Os dados são apresentados ao médico e à equipe, que agendam uma consulta com o paciente na Unidade ou vão até a residência, conforme a necessidade apresentada. Salto conta hoje com 12 equipes, cada uma formada por um médico do Programa “Mais Médicos” ou PROVAB (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica), um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e quatro agentes comunitários de saúde.

“Essa ampliação prevista para 2016 é a cereja no bolo”, afirmou o prefeito Juvenil Cirelli durante entrevista coletiva concedida à imprensa nesta semana. O chefe do Executivo se referiu ao fato de o programa chegar muito próximo à sua capacidade total de atendimento em três anos.

Atualmente a Estratégia Saúde da Família é aplicada em bairros das regiões das Clínicas de Saúde do Parque Bela Vista, do Jardim Saltense, Salto de São José, Jardim das Nações, Santa Cruz e São Gabriel.