Alunos do Divino Salvador conquistam Jornada de Foguetes
Realizada no início de fevereiro, competição de física contou com a participação de estudante de todo o Brasil
Daniel Nápoli
No último dia 5, o Colégio Divino Salvador de Itu recebeu, em seu auditório, a equipe de alunos que obteve participação vitoriosa na VIII Jornada de Foguetes, promovida pela Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) entre os dias 1° e 4 deste mês, na cidade de Barra do Piraí (RJ).
A equipe que representou o Colégio foi formada pela ex-professora de física da instituição, Jossiara Moreno, e pelos alunos Gabriel Faus Salussolia, Maria Vitória Vidigal Pacheco e Silva, Verônica Micai Seratti Cristifoletti e Ana Luiza da Costa Vieira.
Durante a exibição do troféu para alunos e professores, Jossiara explicou todo o processo realizado, desde o início do projeto até a consagração.
“Começamos a idealizar em março do ano passado. Juntamente com o professor Jurandi (Leão Santos), nos reuníamos com os alunos participantes após as aulas e fazíamos com que eles trouxessem pré-projetos para depois colocarmos em prática. A partir de abril, começamos a montar alguns foguetes e fazer testes de lançamento, com o objetivo de gravarmos um vídeo para a Mostra Brasileira de Foguetes. Ficamos muito felizes por, entre tantos vídeos, termos o nosso escolhido para a Jornada e ainda mais felizes de conquistar o prêmio”.
A educadora comentou ainda sobre suas impressões ao participar da competição. “Foi muito bonito de ver que, mesmo se tratando de uma competição nacional, havia companheirismo. Ao invés de um ambiente competitivo, vimos um clima colaborativo. A peça de uma equipe quebrava e o outro time vinha para ajudar. O período em que permanecemos lá nos possibilitou melhorar como pessoas”, destacou.
Experiência
Aluna integrante da equipe “Acrux”, Maria Vitória Vidigal Pacheco e Silva reforçou as impressões sobre o ambiente da competição. “Aprendemos muito sobre esforço, vontade e companheirismo. Ali era uma competição, mas ninguém queria destruir o outro, mostrar que era mais do que o outro. Todos eram muito humildes. E foi muito gratificante conquistar o prêmio, pois é uma forma de agradecermos todo o apoio que tivemos do Colégio e de nossos familiares”, ressaltou.
Outro aluno participante, Gabriel Faus Salussolia explicou como foi realizado o processo de escolha do projeto. “Na primeira eliminatória, que foi a Mostra Brasileira de Foguetes, foram selecionados os foguetes lançados a uma distância entre 120 e 139,99 metros. Conseguimos um bom lançamento e saímos com o prêmio. Foram muitas horas de construção, treinos, cooperação e compreensão”.
Esforço em conjunto
Coordenador do Ensino Médio do Colégio, Ednaldo Piovezan destacou o apoio da instituição e a soma de fatores como resultado da conquista. “Há três anos o Divino trabalha com esses projetos de física para estimular nossos alunos a estarem bem preparados. Vejo essa conquista como um conjunto, todo um esforço do Colégio, de sua direção, educadores e alunos. Para que um projeto seja bem sucedido, é preciso que haja harmonia entre esses fatores, e isso é um motivo de muita felicidade e orgulho para nós”, afirmou.
Diretor administrativo da instituição, Liomar Contini parabenizou o empenho dos estudantes e de suas respectivas famílias. “Esse prêmio conquistado não surgiu da noite para o dia. As famílias desses estudantes foram fundamentais, pois isso é fruto de muita luta”, concluiu.