Dois Pontos Especial Câmara – 13/02

MOÇÃO: O vereador Sérgio Castanheira apresentou no expediente da última sessão uma moção de congratulação ao colega veterinário Dr. Ricardo Fehr Camargo, que foi proibido pelo CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) de dar consultas gratuitas. O caso foi amplamente divulgado na internet, alcançando grande repercussão.

MOÇÃO II: O presidente da Câmara, Marquinhos da Funerária, elogiou a moção e disse que se outros profissionais pudessem tirar um dia por semana para ajudar os outros, seria muito importante. O próprio Castanheira reforçou a fala de Marquinhos durante a Palavra Livre, se mostrando bastante indignado com a punição.

REPELENTE: Preocupado com a questão da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya, o vereador Josimar Ribeiro apresentou uma indicação para que o Executivo distribua repelentes aos alunos das escolas públicas e idosos e gestantes da rede de saúde, bem como cartilhas explicando a utilização do mesmo.

SEM SEGURANÇA: Por volta das 14h30, Marquinhos da Funerária pediu para a Dra. Lúcia, oficial administrativa da Câmara, que ligasse para a GCM (Guarda Civil Municipal), para o “rapaz que é chamado de comandante, que é o Bortoleto”, para perguntar por que o policiamento ainda não havia chegado. Alguns minutos depois, os guardas municipais chegaram ao plenário.

CONVITE: Durante a palavra livre, o vereador Givanildo Soares comentou que conversou com o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, durante a entrega dos apartamentos do Alpes I e II, e chegou a ser convidado por ele para integrar o PC do B. Giva agradeceu o convite, mas disse que irá continuar no PROS, partido que é presidente municipal.

AMBULANTES: Também na Palavra Livre, o vice-presidente da Casa, Olavo Volpato, reclamou dos ambulantes que vendem frutas e legumes no entorno do Mercado Municipal. Segundo ele, isso prejudica quem vende o mesmo produto dentro do Mercadão, pagando aluguel e impostos. Ele também disse que vai falar com os responsáveis pela fiscalização.

CARNAVAL NO PIRA: Outro assunto comentado na Palavra Livre foi o Carnaval no Pirapitingui. Segundo o vereador Zelito do Quiosque, o trio elétrico prometido para a região ficou apenas 15 minutos no local e depois foi embora, frustrando os foliões. A líder do prefeito, Balbina de Paula Santos, disse que a culpa não era de Tuíze, mas sim da polícia ou dos bombeiros que não liberaram que o mesmo circulasse pelas ruas.

ILUMINAÇÃO: A iluminação pública voltou a ser debatida na Câmara. A situação da cidade nesse quesito foi comentada por Olavo, Zelito e Josimar. Este último disse que irá impetrar no Ministério Público uma ação para saber se a responsabilidade pela troca de lâmpadas e a manutenção dos postes em Itu é da Prefeitura ou da CPFL.

SUGESTÃO: Também durante a Palavra Livre, foi comentada a questão da limpeza das vias públicas. Balbina disse que o mutirão da Prefeitura está agindo, enquanto Zelito deu uma sugestão inusitada: que se coloquem bodes e cabritos nos locais, para que eles comam o mato. A fala do vereador despertou o riso do plenário.

UNÂNIME: Por unanimidade, os vereadores aprovaram o projeto de decreto legislativo proposto por Giva, que concede o Título de Cidadão Ituano ao Mestre Otávio de Almeida Jr., que possui uma academia na cidade e foi grande responsável pela disseminação do Jiu-Jitsu. Também foi aprovado por todos, em 2ª discussão, o projeto do Executivo que altera a redação da Lei 4.059/96.