Conjuntos Habitacionais do CDHU recebem unidade do Via Rápida Emprego em Itu

Com o objetivo de auxiliar a capacitação profissional dos moradores dos conjuntos habitacionais do interior paulista, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) do Estado de São Paulo firmaram uma parceria. A ação consiste em levar uma unidade móvel do Via Rápida Emprego para a área comum ou o entorno dos residenciais. Em Itu, a iniciativa está sendo realizada no Conjunto Habitacional Itu F1/F2, que recebe o curso de imagem e beleza.

Os cursos terão turmas matutinas, vespertinas e noturnas, com vagas limitadas e material didático gratuito. A carreta ficará estacionada dentro ou na região dos empreendimentos, facilitando o acesso dos alunos. As inscrições são realizadas nos próprios Conjuntos Habitacionais.

Com atividades iniciadas ontem (22), cada turno possui 20 alunos inscritos, totalizando 60 por curso. As inscrições excedentes compõem uma lista de espera. “A cada momento precisamos nos especializar mais e mais. É uma exigência do próprio mercado de trabalho. Foi pensando nisso que a gente percebeu uma necessidade de melhor formação profissional em muitos moradores desses conjuntos”, explica Ernesto Mascellani Neto, diretor de atendimento habitacional da CDHU.

O curso

A meta do programa é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio. Os primeiros municípios contemplados são: Batatais, Itu, São José dos Campos e Marília, com os cursos de confecção industrial e imagem pessoal, que pretendem formar 360 pessoas até o mês de abril.

Os cursos oferecidos aos ituanos, de imagem e beleza, têm carga de 60 horas e duração de três semanas, com o conteúdo específico em assistente de cabeleireiro, manicure e pedicure e maquiador.