Unicenter anuncia cobrança do estacionamento e divide opiniões

Unipark

Quem frequenta o Unicenter notará uma mudança logo na entrada. Desde quinta-feira (3) o estacionamento do centro comercial está sendo cobrado. A medida vem gerando discussões há tempos, envolvendo o valor cobrado, a segurança do espaço e a oferta de vagas.

A tabela de valores é encontrada já na entrada do local, com acesso pela Avenida Prudente de Moraes. O estacionamento “Viva Park” cobra R$ 6 por 1 hora, no período entre as 6h e as 18h, com adicional de R$ 2 por hora. Durante a noite, das 18h às 6h, o preço é único, de R$ 7. Existe uma promoção no horário do almoço, das 12h às 15h, de R$ 6, com adicional de R$ 2 após este período.

A tolerância para quem somente entrar e transitar pelo estacionamento é de dez minutos gratuitos. Para clientes do supermercado Pão de Açúcar, o valor é diferenciado. Quem realizar compras entre R$ 30 e R$ 100 terá direito a uma hora grátis de estacionamento. Compras acima de R$ 101 garantem duas horas gratuitas.

Uso abusivo
Procurada pelo “Periscópio”, a gerente geral do supermercado, Elizabete Israel, afirmou que a cobrança do estacionamento foi uma solicitação dos clientes do local. Ela afirma que, com a cobrança, haverá ordem no espaço. “Sabíamos do abuso de muitas pessoas, que deixavam seus carros aqui para trabalhar em lojas e bancos próximos. Nossos clientes muitas vezes deixavam de estacionar por falta de espaço e reclamavam por isso”, frisa a gerente.

A segurança foi um dos pontos positivos desta implantação. Pelo menos foi o que diagnosticou o diretor da companhia teatral Nósmesmos, Juliano Mazurchi. A companhia possui um teatro de mesmo nome dentro do estabelecimento. “Agora o Unicenter possui um estacionamento com segurança e nosso público pode se sentir mais seguro. Essa medida é positiva. Isso é organização e melhoria”, afirmou.

A medida, no entanto, não foi unânime entre os consumidores. “Agora, não vale mais nem a pena tomar um café no supermercado. Pois você paga R$ 4,00 em um cafezinho e R$ 6,00 de estacionamento. Um absurdo”, relatou a cliente Maria Martha Mendonça.

Alguns comerciantes do empreendimento também se mostraram insatisfeitos com a cobrança, alegando que o preço é abusivo. “Com a cobrança de estacionamento, vamos acabar sendo afetados, pois haverá diminuição de clientes”, justifica o dono de uma choperia.

Benefício dos clientes
Segundo Marcia Diva Rombaldi, gerente de projetos do Unicenter, a cobrança do estacionamento foi motivada pela necessidade de atender os lojistas e clientes de maneira organizada, trazendo maior segurança para todos. “Estamos localizados em uma região onde o comércio é grande e pujante ao entorno do nosso empreendimento, assim prejudicando a utilização deste espaço dos nossos lojistas”, afirma. “Temos exemplos de carros que são deixados enquanto seus proprietários vão trabalhar em São Paulo ou outras cidades, deixando os veículos sem custo nenhum o dia todo. E caso tenha alguma intercorrência, os custos ficam sob responsabilidade do Unicenter, fato já ocorrido por algumas vezes”.

Marcia ainda reforça que tanto a empresa terceirizada como o Unicenter “são idôneos, comprometidos e legalistas, inclusive trazendo onze novos empregos para a gestão do estacionamento”. “O maior objetivo é trazer, a cada um que utilize este espaço, segurança, conforto e um seguro efetivo dos veículos”, finaliza.