Troca-troca partidário: vereadores de Itu mudam de legenda
Aproveitando a promulgação da PEC 91/2016 pelo vice-presidente do Congresso Nacional, Wladir Maranhão (PP-MA), no último dia 18 de fevereiro, vereadores de Itu realizaram a troca de partido. A emenda abre a chamada “janela partidária”, um período de 30 dias após a promulgação da mesma para que os candidatos mudem de partido sem que haja punição e “sem prejuízo do mandato, não sendo essa desfiliação considerada para fins de distribuição dos recursos do Fundo Partidário e de acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão”.
Em Itu, o vereador Hermes Jabá já pediu desfiliação do SDD (Solidariedade) para migrar para o PSD (Partido Social Democrático). Quem também aproveitou a brecha para mudar de legenda foi Balbina de Paula Santos, que trocou o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) pelo PV (Partido Verde). A parlamentar ituana já pediu desfiliação do partido cujo qual foi eleita em 2012.
Se Balbina chega ao PV, Sérgio Castanheira sai. O vereador confirmou seu desligamento do partido que estava há mais de 10 anos. Porém, ele ainda não tem nova legenda definida. “Estou estudando e terei um posicionamento em breve”, comentou o parlamentar ao JP.
Sem mudança
Os demais vereadores não trocaram de partido. O presidente do Legislativo, Marquinhos da Funerária, permanecerá no PSD, assim como Dr. Bastos. Josimar Ribeiro segue no PTN (Partido Trabalhista Nacional).
Eduardo Ortiz e Matheus Costa também permanecerão no DEM (Democratas), mesma situação dos correligionários Zelito do Quiosque e Professor Feital, que seguem no PDT (Partido Democrático Trabalhista). Os vereadores Olavo Volpato e Nair Langue continuam, respectivamente, no PMDB e no PRB (Partido Republicano Brasileiro).
Por último, Givanildo Soares declarou que pretende seguir no PROS (Partido Republicano da Ordem Social). Segundo o edil, o presidente nacional da legenda o garantiu como presidente municipal.