Temporal: caminhão atola em via alagada no Paraíso II

Alto volume de chuvas registrado entre quinta e sexta-feira causou transtornos no bairro. Caminhão de lixo da Eppo que ficou atolado foi rebocado por um trator

paraisochuva

Lucas Gandia

As fortes chuvas que caíram em Itu na última quinta-feira (10) causaram transtornos aos moradores do Jardim Paraíso II. Além de ruas alagadas, um caminhão de lixo ficou atolado em meio aos buracos no asfalto do bairro. Segundo Margaret Maria Benedeti, moradora da Alameda das Figueiras, o problema no local é antigo. “Faltam obras para escoar a chuva que vem do bairro todo e acaba aqui na parte baixa do loteamento. Se chove, alaga tudo”, afirma.

O excesso de água acumulada contribuiu para que um caminhão de coleta de lixo da EPPO atolasse na via. “O caminhão atolou na minha porta devido a buracos abertos na rua e que não foram reparados. Para tirar o caminhão atolado, tiveram que recorrer a um trator”, relata Margaret.

Também moradora da Alameda das Figueiras, Tania Andreotti de Melo afirma que a situação gerou um clima de caos no bairro. “Ligamos para a Prefeitura, que disse que o problema devia ser resolvido com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Rurais. A SEMSUR, por sua vez, disse que os bueiros entupidos eram problema da Secretaria de Obras”, observa. “No final, os Bombeiros retiraram as crianças e idosos das casas, e a Defesa Civil trouxe cloro para a limpeza depois que a água abaixar”.

Questionada pela “Periscópio”, a Defesa Civil de Itu informou que, até a manhã de ontem (11), não havia nenhuma notificação sobre ocorrências motivadas pelas chuvas de quinta e sexta-feira. “O volume de chuva registrado na cidade foi de 65,3 mm, das 7h do dia 10 até às 7h do dia 11”, relatou o departamento, por meio de nota emitida pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Itu.