Dois Pontos – 12/03/16
Da Redação e colaboradores
No final da noite do último sábado (5) aconteceu uma festa que comemorava a reabertura de uma casa noturna na cidade. O que se via era uma nociva falta de preocupação com o direito de ir e vir do próximo. Carros se enfileiravam às margens da rodovia Waldomiro Correia de Camargo (SP-79), aguardando a abertura dos portões, com seus porta-malas abertos e seus jovens consumindo bebidas alcoólicas. Sem contar o fator trânsito, que ficou congestionado, obstruindo a via de moradores de um condomínio vizinho. Como noticiado na edição da última quinta-feira (10), dentro do local foram apreendidas dezenas de porções de drogas sintéticas com um casal forasteiro de classe média alta. Belo exemplo!
SOLIDARIEDADE: Apesar de ainda estarmos no verão, alguns ituanos já estão organizando campanhas para aquecer os animais de rua nas estações mais frias do ano. Um grupo de voluntários da cidade está arrecadando doações de camas, colchões, casinhas, cobertores, roupinhas e até mesmo jornais velhos. Os interessados em colaborar com a causa podem obter mais informações pelo telefone (11) 97217-2158.
POLÊMICA: Na edição do último sábado (5), o “Periscópio” noticiou o início da cobrança do estacionamento do Unicenter, na Vila Nova. Na página do JP no Facebook, a maioria dos leitores demonstrou bastante insatisfação em relação à medida. Pelos comentários, nota-se que o problema não é a cobrança em si, mas sim o valor adotado. Durante o dia, o preço mínimo do estacionamento é R$ 6,00.
CHORORÔ: Mais uma vez, o vereador Sérgio Castanheira fez uso da palavra livre na Câmara para lamentar sua saída do cargo de coordenador da Zoonoses. Inconformado com a decisão, desta vez o veterinário resolveu criticar o “Periscópio”, por estar divulgando as feiras de adoção que a Zoonoses realiza. “Na minha época (de coordenador) nunca saía nada”, disse. A diferença é que, agora, a nova diretoria da Zoonoses faz a divulgação constante das feirinhas junto aos meios de comunicação da cidade, algo que não ocorria quando o vereador era o coordenador. Registro feito.
CHURRASCO ELETRÔNICO: Nesta semana, a organização do Tomorrowland Brasil divulgou pelas redes sociais que um conhecido restaurante da cidade será a churrascaria oficial do evento. As reservas já podem ser feitas no site do festival, que ocorre em Itu entre os dias 21 e 23 de abril. O valor será de R$ 119 por pessoa. Tem gente achando que o preço está muito caro, principalmente neste momento de crise.
CONSCIENTIZAÇÃO: A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está promovendo uma campanha de conscientização sobre gestão adequada de resíduos, principalmente os recicláveis. A ação ocorre em alguns bairros de Itu até o dia 18 de março. Em tempos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, é importante que a população seja instruída sobre o descarte correto de lixo e sobre a coleta seletiva.
MANIFESTAÇÃO: A cidade de Salto, assim como outros municípios brasileiros, terá manifestação do povo nas ruas, neste domingo (13), pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Porém, além do cunho nacional, os manifestantes irão também protestar contra o aumento de salários dos políticos saltenses. A manifestação está marcada para as 16h, com concentração na Praça XV de Novembro.
TEMPESTADE: A forte chuva que atingiu Itu por volta das 13h da última quinta-feira (10) atrapalhou o trânsito da região central. Por ser horário de entrada e saída de alunos das escolas da localidade, houve um princípio de engarrafamento na Rua do Patrocínio. Além disso, alguns semáforos ficaram desligados devido à queda de energia elétrica.
ELOGIO: A apresentação da cantora mirim de Itu Isabelly Tiemy no Programa Raul Gil do último sábado (5) tem repercutido de maneira positiva. Nas redes sociais, a cantora Roberta Miranda, que se apresentou com a jovem no programa de televisão, elogiou a performance de Isabelly.
BADERNA: No último sábado (5), durante a apresentação do cantor Gustavo Silveira no primeiro dia da Festa de São José, um grupo de quatro motoqueiros começou a acelerar seus veículos nas proximidades ao palco, com o intuito de tumultuar a atração. Por alguns instantes foi preciso que o cantor interrompesse o show.
BRIGA: Ainda no primeiro dia da Festa de São José, um fato a lamentar. Após o término do show de Gustavo Silveira, jovens, aparentando ter menos de 18 anos, se envolveram em brigas, com trocas de socos e chutes. O policiamento teve que acalmar os ânimos de forma imediata.
RUA DOS MACONHEIROS: A placa da Rua Moacir Piza, viela de paralelepípedos que liga as alamedas Jaú e Itu, nos Jardins, na capital paulista, foi “adaptada”. Colou-se o seguinte adesivo no poste: “Rua dos Maconheiros. Por favor, respeitem os moradores e saiam daqui”. A placa foi uma iniciativa de moradores e comerciantes da via, que se tornou ponto de encontro de uso da droga.
PERIGO: A Rua Abraão Meneghini, na Vila São José, pede socorro. Se não fosse a quantidade enorme de buracos (assim como todas da cidade!), o penúltimo poste do final da rua está apagado há meses. Quem transita por ali prefere desviar da calçada por não enxergar nada. Indo pela rua, existe o perigo de atropelamento. Até quando os transeuntes correrão perigo?
FUXISCÓPIO:
Nos órgãos de comunicação impressos existem, lamentavelmente, os termos “tiragem” e “mentiragem”. Há aqueles que divulgam a circulação verdadeira entre venda em bancas e asssinantes (tiragem) mas, há aqueles que mentem descaradamente para leitores e anunciantes (mentiragem). A pesquisa encomendada pelo SECOM de Itu, vem acabar com as dúvidas: com 81% da preferência, este JP é líder disparado…