Alemão: uma vida dedicada à versatilidade
Filho de alemães, Christian Pfifer, nascido na Argentina, encontrou no Brasil, seu porto seguro
Em tempos de crise, versatilidade, criatividade e vontade, são praticamente sinônimos no que diz respeito à sobrevivência no mercado de trabalho e uma consequente saúde financeira. E são essas palavras que Christrian Pfifer, de 45 anos, mais conhecido como Alemão, carrega como se fosse um mantra.
Filho de alemães, Christian nasceu em Buenos Aires (Argentina) e com apenas um ano de idade veio morar no Brasil. A partir daí, sua vida foi mudada pela versatilidade. “Cresci vendo meu pai (Esteban) consertar tudo dentro de casa, desde trocar uma ‘borrachinha’ da torneira, até algo mais complexo e isso foi ficando em mim, fui aprendendo também, mas em um primeiro momento, não foi isso que segui”, comenta.
Bastante eclético, Alemão relata que, entre o fim dos anos 1990 e início dos anos 2000, esteve no país natal de seus pais, servindo as Forças Armadas. “Permaneci como paraquedista na Alemanha por cinco anos. Foi um ótimo período, de muita aprendizagem. Posteriormente, decidi voltar para o Brasil. Na época, minha família e eu morávamos em São Paulo e, a partir daí, minha vida tomou um outro rumo, ainda mais interessante”.
Em 2006, um ano após seu retorno ao Brasil e já instalado na cidade de Itu, Alemão viu o desemprego bater à sua porta. Foi então, que decidiu não se abater e mudar a história. “Minha família e eu escolhemos Itu para viver, devido à qualidade de vida, é um local muito tranquilo e bonito. Foi nesse período que estava desempregado e tinha a necessidade de fazer alguma coisa, ter uma ocupação, ganhar dinheiro e foi aí que surgiu o Senai em minha vida”, conta.
Influenciado pelos serviços que seu pai fazia em casa, iniciou os estudos e não parou mais. “Faço questão de falar para todas as pessoas, o Senai mudou a minha vida. Tudo o que tenho e o que sou, devo 50% aos meus pais e 50% ao Senai. Lá fiz mais de 20 cursos e hoje vivo tranquilamente como ‘marido de aluguel’. Sou eletricista, encanador, pedreiro, telhadista, serralheiro, técnico em eletrônica, tapeceiro e costureiro, design gráfico, projetista 3D, marceneiro, torneiro mecânico, pintor, jardineiro, motorista, faço manutenção em portas, janelas e serviços gerais. Com tudo isso, desde que ingressei no Senai, nunca me faltou emprego, pois estou sempre preparado, com um ofício”, argumenta.
Morador do Condomínio Campos de Santo Antônio, Alemão não só presta serviço aos condôminos, como também para a população da região. “Minha missão é prestar um serviço de qualidade, com prazo e preço justo. Sou um profissional polivalente, então o pessoal me indica e hoje atendo, não somente o meu condomínio, mas outros condomínios também, a população de Salto e a de Indaiatuba. É interessante, que muitas vezes as pessoas desses locais, tem amigos ou possuem casas em São Paulo ou no Litoral e me contratam para fazer serviços por lá também”.
Poliglota (fala com fluência o português, o alemão, o espanhol e o inglês), Alemão acredita que a vontade pode superar a crise. “Tendo vontade, sendo criativo e trabalhando honestamente, podemos superar a crise. Não vou mentir em dizer que ela não será sentida, mas pode, é claro, ser amenizada. Agradeço a Deus também pelo dom que ele meu deu”.
Os interessados em contratar os serviços deste profissional, podem contatá-lo através do telefone (11) 99221-2870 ou pelo e-mail: alemaofazdetudo@hotmail.com.