Folia do Divino conhece seu Alferes da Bandeira
Festa de Pentecostes vai até o dia 8 de maio e irá percorrer sete pousos da cidade
No domingo de Páscoa (27), na Igreja Matriz de Itu, Marcelo José de Arruda tomou o compromisso de Alferes da Bandeira do Divino Espírito Santo, a fim de conduzi-la durante as celebrações realizadas pelo Núcleo Cultural da Folia do Divino Espírito Santo de Itu. A festa de Pentecostes é uma das mais importantes celebrações populares da fé entre os paulistas.
Durante o período que antecede a celebração de Pentecostes (15 de maio), a Folia do Divino promove a visita da Bandeira a sete pousos, em casas de famílias, com cantoria tradicional, reza, louvação e benção da Bandeira sobre a casa e seus moradores. Cada pouso contempla um dos dons do Espírito Santo. A bandeira é um símbolo tradicional, enfeitada com fitas coloridas que são acrescentadas ano a ano. À medida que se caminha, as fitas ganham nós, feitos pelos que pedem graças ao Espírito Santo.
A Folia do Divino é um evento surgido no período colonial, comum por toda a região Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país, no qual elementos de duas culturas – portuguesa e indígena, se encontram.
O último pouso será abrigado no Museu da Música, no dia 8 de maio (domingo), de onde partirá o Cortejo Solene da Bandeira do Divino, percorrendo o centro histórico de Itu.
Crédito da Foto – Fernanda de Francisco