Prefeitura de Salto assume responsabilidade por realização de exames de Dengue
Até dia 1º de abril, Salto terá resultado de 151 amostras que serão entregues pelo laboratório contratado pelo município
Devido a suspensão da realização de exames de Dengue, por tempo indeterminado, pelo Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Salto assumiu, temporariamente, a responsabilidade e os custos do serviço.
A Secretaria Municipal de Saúde providenciou a retirada de 136 amostras que aguardavam para realização de exame no Instituto Adolfo Lutz. As amostras foram enviadas para o laboratório Unibio, contratado pelo município, que também analisará outras 15 amostras recentes armazenadas pelo município desde o início da suspensão.
Desta forma, a contabilização dos casos, até então paralisada devido à falta de kits, conforme alegado pelo Governo do Estado, tende a subir com a chegada dos resultados dos exames laboratoriais.
Os dados atuais da doença apontam 764 casos suspeitos, 77 positivos, sendo 40 autóctones, 14 importados e 23 em investigação de local provável infecção. Além desses casos de Dengue, há um registrado de Chikungunya e um de Zika Vírus, ambos importados.
Os bairros onde há maior índice de transmissão são Centro (6), Marília e Fabbri (5), União e Bela Vista (3), Santa Efigênia e Saltense (2).