Alunos do Colégio Almeida participam de Estudo do Meio
Atividades foram desenvolvidas em ambientes e parques existentes na cidade
O Estudo do Meio é um recuso de ensino interdisciplinar que visa proporcionar aos alunos e aos professores o contato direto com determinada realidade que se decida estudar. Esta atividade pedagógica se concretiza pela imersão orientada na complexidade de um determinado espaço geográfico, do estabelecimento de um diálogo inteligente com o mundo, com o intuito de verificar e de produzir novos conhecimentos.
Visando esse contato direto os alunos do Ensino Fundamental I do Colégio Almeida Júnior participaram no primeiro trimestre deste ano, de várias atividades dentro do Estudo do Meio. Todas essas atividades foram desenvolvidas em ambientes e parques existentes no município de Itu.
Os alunos dos segundos anos, que estão aprendendo sobre águas e plantas, estiveram no Parque Ecológico do Taboão e também o Viveiro de Mudas. Na ocasião eles aprenderam como a nascente foi recuperada, qual a vegetação nativa e animais existentes no parque, conheceram algumas ervas aromáticas e temperos, além de participarem de um jogo educativo.
Para completar os estudos sobre a administração do município e cidadania, os alunos do terceiro ano visitaram o Prédio Verde da Prefeitura.
A experiência vivida pelo quarto ano no Aterro Sanitário e na Comarei (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu) gerou uma mudança significativa no olhar das crianças com relação ao lixo que produzimos e ao destino que pode ser dado ao mesmo. Os alunos do quinto ano visitaram o Parque Geológico do Varvito.
“Nosso objetivo também foi proporcionar uma vivência diferente e consequentemente novas experiências e uma aprendizagem significativa”, destaca a coordenadora do Ensino fundamental I, Renata Silva Teixeira.
Equipe pedagógica em São Paulo
Uma equipe, formada por professores e coordenadores do Colégio Almeida Júnior, esteve no último dia 2, participando da atividade de Estudo do Meio, na cidade de São Paulo. A equipe visitou o MASP (Museu de Arte de São Paulo) e a Biblioteca de São Paulo, localizada no Parque da Juventude.
A direção do Colégio Almeida Júnior faz questão de proporcionar essas atividades à sua equipe para que todos tenham aprimoramento e desenvolvimento na atividade profissional. Essas visitas sempre são monitoradas, com o objetivo de proporcionar cada vez mais qualificação aos seus profissionais.