Itu ultrapassa os dois mil casos de dengue e confirma três ocorrências de H1N1
Secretaria da Saúde afirma que, apesar do número de infectados, cidade possui um surto da doença, e não uma epidemia
Entre os dias 1º de janeiro de 28 de abril deste ano, a cidade de Itu registrou 2.160 casos de dengue, sendo 2091 autóctones e 69 importados. Os números, fornecidos pela Secretaria Municipal da Saúde, ainda destacam que ontem (29) foram confirmados três casos de H1N1 no município.
As pessoas que contraíram a gripe do tipo Influenza A (H1N1) são duas mulheres, uma de 73 e outra de 34 anos, e um menino de 5 anos. Os três casos foram contraídos na própria cidade. Até o momento não houve ocorrências de zika vírus e chikungunya entre os ituanos.
Bairros
Os números da dengue na cidade podem subir ainda mais, dependendo dos resultados de outros 500 exames ainda aguardados pela Secretaria Municipal da Saúde.
Segundo levantamento do órgão, os bairros com maior incidência de de dengue estão localizados na região oeste da cidade (desde o Jardim Alberto Gomes até Vila São José), São Judas Tadeu, Jardim Aeroporto e Vila Martins.
A Secretaria afirma que tem desenvolvido, em todos esses lugares, atividades intensas de combate ao mosquito Aedes aegypti, como visitas casa a casa, eliminação de criadouros e bloqueio químico desde o início de 2016.
Apesar da alta quantidade de vítimas infectadas pela dengue, o órgão municipal ressalta que a situação não é tão grave quanto a de outras cidades. “O número de casos registrados em Itu, atualmente, caracteriza um surto da doença, e não uma epidemia”, informa em nota.