Grande procura faz vacina contra H1N1 acabar no primeiro dia
Prefeitura afirma que a cidade recebeu 10,2 mil doses do Ministério da Saúde. Público-alvo de Itu é de cerca de 25 mil pessoas
Por: LUCAS GANDIA
Iniciada no último sábado (30), a campanha de imunização contra a gripe H1N1 fez com que as vacinas se esgotassem em poucas horas nos postos de saúde da cidade. Apesar de não haver confirmação de datas para a chegada de novas doses, munícipes esperam conseguir a vacinação ainda hoje (3).
Para a recepcionista Nilza Delphino, a correria do “Dia D” foi em vão. Ao levar a filha de três anos aos postos de saúde “Alberto Gomes” (UBS 1) e “Santa Terezinha” (UBS 7), por volta das 13h30, ela foi informada que as vacinas já haviam esgotado. “Fiquei chateada, pois, se a campanha começou naquele dia, era para ter dosagem para o mês inteiro. Ficar na fila é compreensível, mas não ter quantidade suficiente é um absurdo”, ressalta.
Situação semelhante é descrita pela faturista Michelle Nogues, que levou a mãe, hipertensa e diabética, e a sobrinha de três anos aos mesmos postos de saúde. “Cheguei às 14h30, mas as pessoas já estavam dizendo que já havia acabado”, relata. “O mais triste foi ver vários idosos indo até lá à toa”.
Doses insuficientes
Segundo a Prefeitura de Itu, o município recebeu do Ministério da Saúde, por meio do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Sorocaba, 10,2 mil doses de vacina para a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Entretanto, o público-alvo da cidade, dividido em duas etapas, conforme orientação do Departamento Regional de Saúde (DRS) – Sorocaba, é de aproximadamente 25 mil pessoas.
“A competência do envio e dimensionamento quantitativo de vacinas cabe ao Ministério da Saúde e não é uma atribuição da Secretaria Municipal da Saúde que, por sua vez, responde pela logística e distribuição das doses recebidas, além de fornecer profissionais e insumos para a campanha”, ressalta o Executivo municipal.
Ainda de acordo com a Prefeitura, a demanda foi maior neste ano, considerando a quantidade de casos registrados no Brasil. “A equipe da Vigilância Epidemiológica de Itu estava atenta a essa possibilidade, mas teve que trabalhar com a quantidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, que foi insuficiente para atender a demanda do último sábado, Dia D de Mobilização”, enfatiza.
No aguardo
Questionada pelo “Periscópio”, a Secretaria da Saúde de Itu ressalta que não houve incidentes por falta de vacina e que está tomando as medidas necessárias para tentar agilizar o recebimento de mais doses. A pasta, no entanto, não confirma quando a imunização estará disponível nos postos da cidade. “No último sábado (30), a Vigilância Epidemiológica de Itu entrou em contato com o Grupo de Vigilância Epidemiológica de Sorocaba e está no aguardo do recebimento de novas doses da vacina”, observa.
Desde o início do ano, a cidade registrou três casos de H1N1. As pessoas que contraíram a gripe do tipo Influenza A são duas mulheres, uma de 73 anos e outra de 34 anos, e um menino de cinco anos. Não houve registro de óbito ligado à doença.