Concerto relembra história e música do Brasil
Evento contou com apresentação do jornalista João Luiz Sampaio, que relatou sobre os fatos marcantes vividos pelos brasileiros desde 1900
Aconteceu no último sábado (30/04), no Temec (Teatro Maestro Eleazar de Carvalho), o espetáculo “Brasil: 100 Anos de História e Música”. Promovido pela Pernambucanas, em parceria com a FocusRio e ICULT, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o evento gratuito contou com a apresentação da Orquestra de Câmara Cantilena Ensemble.
O concerto apresentou a história da música brasileira nos últimos100 anos, com uma projeção simultânea de imagens da época. Dividido em sete períodos da história, o espetáculo trouxe ao pequeno público presente importantes composições do acervo musical brasileiro, que inclui desde obras eruditas, como “Choro nº 1” de Villa-Lobos, passando por clássicos do Samba e da Bossa Nova, como “Trem das 11”, de Adoniram Barbosa, e até sucessos do rock brasileiro, como “Monte Castelo” e “Será?”, da Legião Urbana.
No intervalo de cada um dos períodos, o jornalista e crítico musical João Luiz Sampaio, editor executivo da Revista Concerto e colaborador de Cultura do jornal “O Estado de S.Paulo”, comentou sobre as obras apresentadas, fazendo uma contextualização com a história do País. “A ideia do espetáculo é fazer um paralelo entre a história do Brasil ao longo dos últimos 100 anos com a história da música brasileira”, comentou o jornalista.
“Se a gente olha com cuidado esse repertório, e tudo o que aconteceu no País, a gente percebe que é possível estabelecer uma relação entre aquilo que acontecia na arte e o que acontecia na história, na política, na economia”, explicou João Luiz sobre a selação das músicas apresentadas no espetáculo.
A parte musical ficou por conta da Orquestra de Câmara Cantilena Ensemble, que é formada por doze músicos com ampla experiência no cenário da música erudita do país. O grupo paulistano foi fundado em 2006 pela violinista Maria Fernanda Krug, solista de orquestras brasileiras e internacionais e spalla dos segundos violinos da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo. O repertório do grupo abrange peças de compositores do período barroco ao contemporâneo, com destaque para as composições de autores brasileiros.