Cortejo da Folia do Divino percorre Centro neste domingo

divino

O Núcleo Cultural da Folia do Divino Espírito Santo de Itu, o Museu da Música – Itu e a Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Associação Cultural Vozes de Itu, realizarão, neste domingo (8), o Cortejo Solene da Bandeira do Divino Espírito Santo. A iniciativa é mais uma forma de fortalecer os laços da comunidade com suas tradições culturais e a fé popular vindas de Portugal com os colonizadores.

Nas últimas semanas, a Bandeira do Divino Espírito Santo, acompanhada de cantores e viola caipira, visitou sete pousos do Divino em casas de família, abençoando os lugares e a população. Neste final de semana, o Cortejo fará breves visitas a sete pousos do eixo histórico de Itu. À medida que se caminha, as fitas que enfeitam a bandeira ganharão nós, feitos pelos que pedem graças ao Espírito Santo.

Neste ano serão dois grupos de foliões, de Itu e da Irmandade do Divino Espírito Santo de Laranjal Paulista, com seus meninos cantores (tiples). A cada pouso será feita uma cantoria, à chegada e na despedida da Bandeira. Após a reza, a Bandeira será conduzida pelo Alferes Marcelo de Arruda, para abençoar os quatro cantos da casa, enquanto o Coral Vozes de Itu cantará as Jaculatórias ao Divino Espírito Santo, compostas por Elias Álvares Lobo em 1898, transcritas pelo Museu da Música.

Os visitantes que vierem aos pousos poderão oferecer doces (embalagens fechadas), que, na semana seguinte, serão reunidos e entregues às crianças do Lar Escola Santo Inácio. A celebração principal do Divino Espírito Santo será realizada no Domingo de Pentecostes, dia 15 de maio, na Paróquia de Nossa Senhora Candelária.

No domingo (8), a Bandeira do Divino visitará os pousos armados nos seguintes lugares:

9h30 – Museu da Música – Itu (Rua Floriano Peixoto, 480)
10h00 – Espaço Fábrica São Luiz (Rua Paula Souza, 492)
10h15 – Lar Escola Santo Inácio (Rua Paula Souza, 564)
10h30 – Antiquário Lila (Rua Paula Souza, 607)
10h45 – Museu da Energia de Itu (Rua Paula Souza, 669)
11h00 – Casa Amarela (Rua Paula Souza, 740)
11h15 – Casa da Praça (Praça Padre Miguel, 56)

Crédito – Fernanda de Francisco/Divulgação