Banda Lira ReinVento: reinventando a tradição da música instrumental em Itu
Surgido em 2015, grupo ensina a arte musical para crianças, jovens e adultos
André Roedel
A cidade de Itu sempre teve grande tradição em bandas de música instrumental. Segundo a historiadora Anicleide Zequini, do Museu Republicano “Convenção de Itu”, essa tradição se destacava pela presença de importantes músicos e compositores como Elias Lobo, que formou ainda em meados do século XIX a banda de música Philomela.
O tempo passou e poucas bandas seguiram na ativa. A mais importante delas, a centenária Corporação Musical União dos Artistas, é uma das que se mantiveram. Mas enquanto algumas bandas chegam ao fim, uma nova banda de música instrumental nasce na cidade: a Banda Lira Reinvento, uma instituição sem fins lucrativos para o ensino de música para crianças, jovens e adultos.
Surgida em abril de 2015, a banda nasceu da união de músicos e pais de alunos da antiga Banda Escola Maestro Chiquito. “Com o fim do projeto que mantinha essa banda-escola, alguns integrantes da mesma resolveram montar outra banda. Com alguns outros músicos de Itu, a banda foi formada. No início, a avó de um dos alunos, Dona Terezinha, nos cedeu sua garagem para o ensaio. A partir de setembro do mesmo ano a SAPREME (Sociedade Amigos do Parque Residencial Presidente Médici) gentilmente nos oferece sua sede”, explica Paulo Henrique Pupo, maestro da banda. Natural de Mogi Mirim-SP, o ele iniciou seus estudos de música em 1986, aos 10 anos de idade, e tem grande experiência na área.
Paulo explica que o intuito da banda é despertar a importância da cultura. “Criar uma nova corporação musical é uma forma de trabalhar a arte, mais especificamente a música instrumental, combinando amizades e participação. Trabalhar com jovens músicos é a maneira de despertar a importância da cultura na vida de quem toca e assiste uma banda. Nosso objetivo é a formação de músicos e alegrar fins de semana na cidade e região”, conta.
E por que “Lira ReinVento”? Paulo explica: “A principal ideia é a de reinventar a maneira de tocar, onde queremos aproximar ao máximo o público dos músicos, unindo a parte musical com a de entretenimento, deixando bem mais divertidas as apresentações. E o nome também sugere os instrumentos de sopro que tem em uma banda”, conta o maestro.
A banda hoje é formada por 30 músicos. A média de idade é 18 anos, sendo que mais da metade dela é formada por alunos de 10 a 16 anos. Os ensaios acontecem todas as quintas-feiras, às 20h, na sede da SAPREME. “Nossa escola de música – que vamos dar o nome de um tradicional músico ituano, Sr. Alfredo Stivanelli, recentemente falecido e grande incentivador da Banda – também funciona lá nas tardes de quinta. Hoje temos naipes de flautas, clarinetes, saxofones (alto, tenor e barítono), trombones, trompetes, tuba e percussão”, relata o maestro.
A Banda Lira ReinVento já realizou diversas apresentações em Itu. Entre as principais, Paulo Pupo destaca a primeira, realizada em comemoração ao Dia das Mães do ano passado, um concerto no Asilo Nossa Senhora da Candelária, em que os membros da banda realizaram doação de alimentos e produtos de higiene, além da abertura da programação natalina de 2015 e da comemoração de 406 anos de Itu neste ano.
Apoio
A crise, que afeta diversos setores da sociedade, também pegou a banda. “A crise não permite que novos projetos sejam apoiados pelos gestores públicos, temos o apoio da Cultura e Turismo em Itu na infraestrutura de alguns eventos, mas ainda não temos cachê”, relata o maestro. Para isso, eles criaram um painel publicitário para arrecadar patrocínio da iniciativa privada.
“Nosso painel possibilita a arrecadação de fundos para manter a escola e ensaios”, conta Pupo. “Ações entre amigos, como venda de pizzas e rifa de cestas de Natal e Dia das Mães, também nos garantiram alguma arrecadação, sempre com o empenho do grupo de mães de alunos da banda”, prossegue o maestro. E, a partir de junho, a banda será patrocinada pelo SECOM (Sindicato dos Comerciários de Itu e Região) com uma contribuição mensal.
Banda Itinerante
“O artista tem que estar onde povo está”. De acordo com Paulo, foi através desse lema que a banda decidiu divulgar o trabalho em vários locais da cidade e criar o projeto “Banda Itinerante”. “Conversamos com a secretária Allie (de Queiroz, de Cultura) e secretário Ricardo (Xavier da Silveira, de Turismo, Lazer e Eventos) que nos deram total apoio. A diretoria e músicos também gostaram da ideia, e assim vamos tentar tocar em um local diferente a cada mês nos bairros de Itu”, conta o maestro. A primeira apresentação aconteceu no dia 29 de maio, na Praça do Carmo, e a próxima acontecerá no bairro Potiguara, em data a ser divulgada em breve.