Superintendente da AR critica ex-interventor que trouxe para Itu
A sessão da última segunda-feira (13) contou com uma participação inesperada do superintendente da AR-Itu (Agência Reguladora dos Serviços Delegados) Maurício Dantas. O expediente divulgado no site da Câmara não previa o uso da tribuna por ele, porém o presidente Marquinhos da Funerária (PSD) colocou em votação um ofício encaminhado pelo próprio Dantas, na última sexta-feira (10), pedindo o uso da palavra, e os vereadores aprovaram por unanimidade.
Em seu discurso, o superintendente fez críticas ao antigo interventor da concessionária Águas de Itu, Elso Marques, que havia sido indicado por ele mesmo (veja matéria abaixo), e também falou do trabalho feito pela AR-Itu.
“Elso Marques, que não é engenheiro e nunca trabalhou com água e saneamento básico, agiu como se estivesse numa empresa privada”, declarou o superintendente.
Fraude
O superintendente da AR-Itu afirmou que a Águas de Itu cometeu fraude ao efetuar um empréstimo sem autorização da Prefeitura. “No início de 2015, detectamos movimento de recursos de empréstimos bancários da concessionária sem autorização do poder concedente e levamos essas informações ao chefe do executivo. Posteriormente, comprovou-se empréstimos de R$ 35 milhões e outros detectados pela AR-Itu através do Serasa”, informou Dantas, que prosseguiu.
Também comentou sobre o processo de intervenção da concessionária, que teve apoio da AR-Itu no início. No fim de seu discurso, ele ainda disse que a “possibilidade uma nova controladora foi sempre bem recebida pela AR-Itu” e que existe um processo de caducidade em andamento, que é o cancelamento do contrato. “E se for cancelar o contrato, no dia posterior tem que ter um serviço emergencial”, apontou.