Confirmada morte de um bebê por meningite

Anúncio foi feito na tarde de ontem pela Secretaria Municipal da Saúde

A Secretaria da Saúde de Itu confirmou o óbito de uma criança de 10 meses, aluna da Creche Municipal Alice Tereza G. Scalet, por meningite. A ocorrência da morte se deu no último dia 12 e os exames preliminares, realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, de Sorocaba, nos dias 14 e 15, deram negativo para a doença. Foi solicitado, então, um novo exame, para o Instituto Adolfo Lutz de São Paulo, cujo resultado foi divulgado no dia 20 de junho, confirmando meningite como a causa da morte da criança.

No mesmo dia, as secretarias da Educação e da Saúde deram início aos procedimentos de bloqueio junto às pessoas que tiveram contato com o bebê. Seguindo o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, que preconiza a administração de antibiótico num prazo de ate 30 dias (contados a partir da data de início da manifestação dos sintomas), tanto os familiares da criança, quanto os funcionários da creche que ela frequentava e seus colegas de turma receberão doses do medicamento.

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. A transmissão ocorre por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas.