Com celebração religiosa, Biblioteca Histórica do Bom Jesus é inaugurada
Na manhã do último domingo (10) aconteceu a inauguração do espaço da Biblioteca Histórica da Igreja do Bom Jesus “Padre Luiz D’Elboux SJ”, em comemorações aos 100 anos do nascimento do jesuíta, nascido na cidade de Itu.
Anteriormente à inauguração foi realizada na igreja, uma missa cantada, celebrada pelo padre Paulo de Arruda D’Elboux, sobrinho do homenageado. O ato religioso contou com a participação da Schola Cantorum de Itu, além de um encontro de antigos coroinhas do Bom Jesus.
Na oportunidade professor Luis Roberto de Francisco, Presidente do Conselho Diretor do Instituto Cultural de Itu, que assinou há dois anos um convênio de cooperação cultural, em conjunto com o Monsenhor Durval de Almeida, Reitor da Igreja do Bom Jesus, permitindo assim que houvesse a ação de preservação do acervo. “Esta inauguração nos permite ter mais um espaço cultural, de perfil cristão católico, que pretende desencadear série de ações culturais, focando a história dos jesuítas em Itu (este ano, a cidade comemora os 300 anos da chegada da Ordem dos Jesuítas). É importante destacar ainda a área educacional e a escolha do nome, pois p Padre Luiz foi um jesuíta exemplar, que possuiu um papel expressivo no Brasil”, declarou.
Sobrinho do homenageado, padre Paulo de Arruda D’Elboux, visivelmente emocionando, enalteceu a ação promovida. “Uma grande lacuna em nosso país é a falta de memória. Muitas pessoas pensam somente no aqui e agora. Com essa ação, há um resgate. Na Europa, há muitas iniciativas desse tipo. No passado há muita sabedoria que serve para nossa evolução”, frisou.
A inauguração contou ainda com presença de familiares, coroinhas, amigos e autoridades.