Seleção Feminina se prepara para Olimpíadas em Itu
Futebol feminino realiza treinamentos na cidade com pensamento em fazer história nos Jogos Olímpicos, que acontecem em agosto na cidade do Rio de Janeiro
Daniel Nápoli
Desde o dia 13 de junho, a Seleção Brasileira Feminina de futebol está concentrada no Itu Spa Sports, para realizar a parte final dos treinamentos rumo aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.O grupo comandado por Oswaldo Alvarez, o Vadão, contará com 18 atletas com um único objetivo: entrar para a história e conquistar pela primeira vez o ouro olímpico na modalidade.
Sem contar com a presença da cinco vezes melhor do mundo Marta, que se apresenta em Itu nesta segunda-feira (18), Vadão realizou um treinamento na tarde da última quinta-feira, que contou com presença do Jornal “Periscópio”, que na oportunidade, ouviu alguns personagens terão o desafio de participar do principal evento esportivo do planeta em solo brasileiro.
Na ocasião, em uma hora de treinamento, o comandante canarinho testou variações táticas e explorou constantemente o toque de bola das meninas, estimulando a velocidade e a eficiência do toque de bola e a consequente evolução das jogadas.
Maior artilheira da história do futebol feminino em Jogos Olímpicos, com 12 gols marcados, Cristiane, de 31 anos, prestes a disputar sua quarta Olimpíada, enfrentou nos últimos tempos sérias lesões. Com duas medalhas de prata no currículo (Atenas-2004 e Pequim-2008, a meta agora é deixar os problemas no passado e focar em mais uma importante missão. “Individualmente o trabalho está muito bom. Venho de uma lesão na clavícula no ano passado e uma lesão na coxa, fiz trabalho de fortalecimento, de preparação física, com academia. Além disso, o grupo foi mantido, dando ênfase nos treinamentos no que precisava ser corrigido. A preparação está melhor tanto para mim, quanto para o grupo”.
Próxima de disputar sua terceira Olimpíada na carreira, a goleira Bárbara, medalha de prata nos Jogos de Pequim-2008, aguardou com ansiedade a convocação e agora, nos treinamentos, almeja a inédita titularidade na competição. “Primeiramente a expectativa é estar entre as convocados. Agora, se Deus quiser é pensar na possibilidade de ser titular. Creio que estou preparada para os Jogos, assim como todo o grupo. Toda atleta sonha em representar seu país. O fato da seleção ser permanente facilita nossa preparação, a manutenção do foco e do trabalho. Assim, ficamos mais preparadas”.
Comandante do Brasil desde 2014, Vadão comentou sobre o trabalho que vem desenvolvendo para lidar com a pressão de trazer para o país uma inédita medalha de ouro. “Estamos fazendo uma preparação diferente. Nunca tivemos essa oportunidade de disputar uma Olimpiáda em casa. Vai ter a pressão boa de jogar próximo à torcida e vai ter aquela pressão ruim da ansiedade, aquele gol que demora para sair e a responsabilidade de vencer. Então, desde que cheguei por aqui, trouxe um psicólogo e além da parte emocional, as meninas estão trabalhando muito forte na parte técnica e tática. Os treinamentos estão sendo muito bons. Estamos preparados.
Questionado sobre o que motivou a escolha de Itu, como local de treinamentos, Vadão explicou. “Aqui, no Spa Sports, temos toda a estrutura de que necessitamos, além disso a logística é perfeita. Já estivemos aqui em outras oportunidades e pelo fato da seleção ser permanente e a maioria das jogadores pertencerem a cidades próximas, facilita em dias de folga, seus deslocamentos para irem ao shopping, rever familiares e amigos. Com isso, não há aquele deslocamento longo e isso faz muito bem ao grupo”, conclui.
A Seleção Brasileira permanece em Itu até o próximo dia 21 de julho, de onde embarca para Fortaleza, onde enfrentará a Austrália, em um amistoso, no Estádio Castelão, no dia 23. A estreia do Brasil nos Jogos Olímpicos será no dia 3 de agosto, diante da China. As meninas brasileiras integram o Grupo E da competição. Além das chinesas, as donas da casa enfrentarão Suécia e África do Sul.