Terceiro Piquenique Literário do mês ocorre em Itu neste sábado

Evento acontece na Praça do Quartel e faz parte do 1º Leitura nas Férias

Neste sábado (23), a partir das 14h, ocorre a terceira edição do Piquenique Literário do “Ler é Uma Viagem” em Itu. O evento, que ocorre na Praça Duque de Caxias (Praça do Quartel), promove atividades para envolver a população e levar a prática leitora aos espaços públicos, convidando pessoas de todas as idades para uma convivência prazerosa com os livros e a natureza.

“É um evento que valoriza as diferenças por meio da arte e do encanto de cada um com as palavras, sejam elas escritas ou faladas”, conta Élida Marques, coordenadora do projeto, que faz parte do 1º Leitura nas Férias, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o Museu Republicano “Convenção de Itu”.

O grupo de mediadoras de leitura estará presente favorecendo o encontro com a literatura, promovendo a troca de livros e participando do Sarau. “Vamos trocar livros, ler poesia, cantar, dançar e conversar, e por isso contamos com a presença de todos”, convida Élida. “Ler um livro que foi trocado com outra pessoa é uma forma de compreender o outro e trabalhar a empatia pelo que nos é diferente”.

O Piquenique Literário também traz uma árvore de livros em que são penduradas algumas obras nos galhos, e que é o símbolo do projeto. Saraus, músicas e varal de poesias são outras atrações do evento, que ainda contará com o “Microfone aberto”, momento em que diversas pessoas, adultos ou crianças, podem ir ao microfone e declamar uma poesia, ler um texto, cantar, entre outras possibilidades.

Também estará presente o grupo Boêmios de Itu, com uma verdadeira união de poesia e samba, incluindo a apresentação de clássicos de Adoniran Barbosa. Ao longo do evento, serão destacados textos de autoras, enaltecendo as escritoras clássicas e contemporâneas presentes na literatura brasileira.

Para ser totalmente acessível e inclusivo, o Piquenique Literário terá livros em braile e intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) que permitirão que mais pessoas tenham contato com a literatura. O evento conta com a consultoria ambiental da Cinema Verde, para que haja conscientização do público, integração adequada com os espaços ocupados e compensação da emissão de CO² durante todo o processo de produção.