Grande público marca passagem da Tocha Olímpica por Itu

Milhares de pessoas acompanharam o revezamento, que contou com a participação de 29 condutores. Evento ocorreu na última quinta-feira (21)

tocha1

Daniel Nápoli

Na manhã da última quinta-feira (21), a cidade de Itu recebeu o revezamento da Tocha Olímpica dos Jogos do Rio 2016. Ao todo, 29 condutores trafegaram pelas ruas do município com o símbolo Olímpico. O trajeto foi de aproximadamente 6 quilômetros, sendo que cada condutor levou a tocha por 200 metros.

A Tocha chegou a Itu vinda de Indaiatuba. O percurso teve início na Avenida Doutor Octaviano Pereira Mendes (Marginal), com o condutor André Godoy, seguindo pela Praça Duque de Caxias, ruas Domingos Fernandes, Floriano Peixoto, Barão do Rio Branco, Paula Souza, Praça Padre Miguel (Largo da Matriz), passando pelas ruas Doutor José Elias, Dos Andradas, Joaquim Bernades Borges, Avenida Prudente de Moraes, Praça Washington Luiz, até chegar ao Estádio Doutor Novelli Júnior, onde o cilcista ituano Márcio Ravelli, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996, passou a tocha para o último condutor do revezamento em Itu, André Furquim, onde foram recepcionados por jogadores do Ituano Futebol Clube e alunos da Rede Municipal de Ensino, que realizaram uma apresentação no centro do gramado do Novelli.

O percurso foi acompanhado por milhares de pessoas, que puderam ver de perto o símbolo Olímpico que atravessou as vias de Itu em um comboio que contou com a segurança da Força Nacional, apoiada pela Polícia Militar.
Do Estádio Novelli Júnior, o Fogo Olímpico seguiu viagem para o município de Jundiaí, encerrando o revezamento pela região.

Momentos antes da chegada da Tocha à Praça Esportiva, o prefeito Antonio Tuíze ressaltou a importância do evento para o município. “É uma felicidade muito grande ver a Tocha passar por Itu, ver a cidade ser escolhida entre milhares de outros municípios. A população merece fazer parte da história dos Jogos Olímpicos”.

Condutores se emocionam
O jornal “Periscópio” conversou com dois condutores da Tocha Olímpica, ambos nascidos na cidade de Itu: Stephanie Forcin e Márcio Ravelli, que falaram sobre o momento especial vivido na quinta-feira.

Atleta de Taekwondo, detentora de inúmeras medalhas, Stephanie Forcin destacou a emoção de ter participar do revezamento. “É um sentimento que não dá para explicar. Foi muito importante para mim. Foi tão maravilhoso que eu gostaria de conduzir novamente. Gostaria que esse momento não acabasse nunca”, disse.

Decacampeão brasileiro de Mountain Bike, Medalha de Bronze em Mundial da categoria e participante de uma Olimpíada, Ravelli afirma que nenhuma emoção vivida anteriormente no esporte se compara ao ocorrido no evento. “Confesso que quando entrei no estádio (Novelli), a perna deu uma tremida, a emoção tomou conta. Sem dúvida nenhuma é um momento único. Nenhum título ou até mesmo a participação nos Jogos Olímpicos se compara a este momento, foi muito emocionante”, destacou.