Jornalista lança biografia inédita do humorista Simplício pela Editora Schoba

Lançamento da publicação de Salathiel de Souza ocorreu durante encontro literário da Acadil

 

Livro Salathiel

  Na manhã do último sábado (23), o jornalista Salathiel de Souza lançou a biografia “Simplício: Um Contador de Histórias – Vida e Obra de Francisco Flaviano de Almeida”, publicado pela Editora Schoba. O evento foi realizado durante um encontro literário promovido pela Acadil (Academia Ituana de Letras), no ILI (Instituto Legislativo Ituano).

A obra é resultado de três anos de pesquisas e entrevistas, realizadas por Salathiel entre 2001 e 2003. O que, a princípio, seria apenas um trabalho de conclusão de curso da faculdade de Jornalismo acabou se tornando uma biografia inédita do comediante, que passou por diversas emissoras de televisão e tornou Itu mundialmente conhecida como “a cidade onde tudo é grande”.

Em seus capítulos são abordadas não apenas a vida e a carreira de Simplício, mas também a influência que a chamada “lenda do exagero” obteve enquanto fenômeno de marketing e no turismo local. Entre os entrevistados constam figuras ituanas que conviveram com Simplício, alguns colegas de trabalho, como José Vasconcelos e Clayton Silva, além dos historiadores Jonas Soares de Souza e Elias Thomé Saliba.

 

Missão cumprida

Para Salathiel, o lançamento preenche uma lacuna na história do município, exatamente no ano em que o humorista completaria seu centenário de vida. “Simplício, filho ilustre da terra, tem sua vida eternizada nas páginas de um livro. Aqueles que tiverem interesse poderão pesquisá-lo e não terão problema em encontrar uma obra desse cunho”, ressaltou o autor.

O jornalista ainda destacou que a publicação é um sonho antigo a ser realizado, uma vez que diversas tentativas foram feitas ao longo dos últimos 13 anos, mas sempre esbarraram na falta de apoio dos empresários locais. “Itu ainda tem muito a agradecer ao Simplício. Espero que as pessoas possam dar o devido merecimento a ele”, disse Salathiel.

Entre acadêmicos e convidados, a cerimônia no ILI reuniu cerca de 50 pessoas. O evento ainda contou com a presença do Conjunto Serenoso, formado pelos músicos Diógenes Augusto, José Tabajara dos Santos, José Tatângelo, Júlio Barbosa, Marcelo Vieira e Maurício Chierighini. Além do lançamento em Itu, estão previstos outros eventos em São Paulo e Jundiaí durante esta semana.