Último Piquenique Literário do mês acontece no domingo
O projeto já teve mais de 15 apresentações e já sensibilizou mais de 2 mil pessoas
No próximo domingo (31), a partir das 9h, ocorre a quarta e última edição do Piquenique Literário do “Ler é Uma Viagem” em Itu neste mês. É a última oportunidade para prestigiar o evento, que ocorre no Parque Ecológico do Taboão, no Itu Novo Centro (em frente ao Paço Municipal).
O piquenique promoveu atividades que envolveram pessoas das mais diversas idades em diferentes espaços públicos, convidando-as para uma convivência prazerosa com os livros e a natureza. “É um evento que valoriza as diferenças por meio da arte e do encanto de cada um com as palavras, sejam elas escritas ou faladas”, conta Élida Marques, coordenadora do projeto, que faz parte do 1º Leitura nas Férias.
Formado em 2015 por pessoas de Salto, Sorocaba, Campinas e São Paulo, o grupo de mediadoras de leitura estará presente, favorecendo o encontro com a literatura, promovendo a troca de livros e participando do Sarau. “Ler um livro que foi trocado com outra pessoa é uma forma de compreender o outro e trabalhar a empatia pelo que nos é diferente”, argumenta Élida.
Sustentabilidade e acessibilidade
O Piquenique Literário também traz uma árvore de livros em que são penduradas algumas obras nos galhos, simbolizando o projeto e mostrando a beleza da união entre a literatura e a natureza. O evento tem as participações especiais do Grupo Reinações de Artesanato e Leitura, com a exposição “Varal de Poesias Bordadas”, do violonista Marlos Mateus e do Grupo de Sambas e Serestas – Os Boêmios de Itu; artesãs e artistas com quem Élida tem uma longa parceria, unindo samba e poesia. Durante o Sarau, as mediadoras de leitura convidam o público para participar dando o seu Recado Poético.
Para ser totalmente acessível e inclusivo, o Piquenique Literário terá livros em braile e intérprete de LIBRAS que permitirão que mais pessoas tenham contato com a literatura. O evento conta com a consultoria ambiental da Cinema Verde, para que haja conscientização do público, integração adequada com os espaços ocupados e compensação da emissão de gás carbônico durante todo o processo de produção.