Centenário de nascimento da Prof.ª Maria Luporini Sampaio é celebrado
Eventos recordando sua atuação em diferentes instituições do município acontecem a partir de amanhã
Uma das figuras mais representativas na ação social em Itu durante o século XX, Profa. Maria Antonia Luporini Sampaio (1916 – 1975) será lembrada na próxima semana, em seu centenário de nascimento. Uma série de eventos recordando a sua atuação está sendo preparada por instituições às quais ela esteve ligada: o Museu Republicano Convenção de Itu, do qual foi conservadora por trinta e cinco anos; o Lar Escola Santo Inácio, do qual foi fundadora e diretora por trinta anos, e a Igreja do Bom Jesus, onde foi atuante líder espiritual, através da Biblioteca Histórica Padre Luiz D’Elboux.
Maria Antonia nasceu em Itu no dia 22 de agosto de 1916, filha de Arthur Ferraz Sampaio e Agnela Luporini. Era professora formada pela Escola Normal do Colégio Nossa Senhora do Patrocínio. Lecionou por alguns anos, até ser nomeada conservadora do Museu Republicano Convenção de Itu (USP).
Por indicação dos Padres Jesuítas, Maria Antonia assumiu a direção da Congregação Mariana Nossa Senhora do Bom Conselho, grupo de operárias ituanas, e do Lar Escola Santo Inácio, onde desenvolveu ação voluntária.
Distinguiu-se pelo trabalho social entre crianças de baixa renda e jovens operárias. Faleceu repentinamente em 31 de janeiro de 1975. A EMEI que funciona em parceria com o Lar Escola Santo Inácio leva seu nome, como homenagem da Prefeitura de Itu.
Programação
Amanhã (21), às 9h, a Igreja do Bom Jesus recebe uma missa em Ação de Graças e a abertura da mostra “Maria Antonia Luporini Sampaio”. Na quarta-feira (24), às 9h, acontece no Lar Escola Santo Inácio a Contação de Histórias “Maria Antonia Luporini Sampaio”, pela Profa. Cláudia Capelli.
Já no dia 27 (sábado), às 10h, o Museu Republicano sedia a Abertura da Mostra “Maria Antonia: uma vida, muitas histórias”. No mesmo dia, às 19h30, a Igreja do Bom Jesus será palco do Concerto do Madrigal da UFAL (Universidade Federal de Alfenas).
Os eventos são apoiados pela Secretaria Municipal de Cultura de Itu, pelo Coral Vozes de Itu, pelo Jornal A Federação, pela Família Luporini Sampaio e pela EMEI Profa. Maria Antonia Luporini Sampaio.