Profissão blogueira

Ser blogueiro deixou de ser um hobby para ser uma atividade que exige esforço e muito profissionalismo

Ana Luísa Tomba

Normalmente, quem vê esses rostinhos bonitos nas redes sociais não imagina o trabalho que as meninas tiveram para conseguir produzir tanto conteúdo. A teoria de que a internet é uma ferramenta incrivelmente útil, porém perigosa, já está mais do que comprovada; além disso, a abrangência e dispersão dessa nova era é parecida com a atividade das ondas: basta um pequeno empurrão para que o reboliço envolva todos os mares. Cada vez mais rápido, a humanidade capitalista contemporânea desenvolve meios de fazer dinheiro com atividades que começam a partir de um simples hobby.

Esse é o caso da maioria dos blogs, como o da ituana Jéssica Martins, de 25 anos, que trancou a faculdade de Direito enquanto trabalhava como assistente administrativa em uma concessionária de veículos, para se jogar de cabeça no que realmente gostava de fazer: falar sobre moda!

Em maio de 2015, com o apoio do irmão mais velho Alexandre Martins, o blog Jessica Martins (www.blogdajeemartins.com) nasceu e não para de crescer até hoje. “Divido minhas experiências para todos que desejam tornar o mundo mais interessante”, comenta a blogueira. Além disso, há 3 meses, os dois irmãos abriram uma boutique de roupa feminina.

Redes Sociais
No entanto, ser um profissional de comunicação em que seu produto, muitas vezes, é você mesmo, não basta manter-se em um só tipo de rede social. Para ser blogueira, é preciso administrar muito bem uma página no Facebook, conta no Instagram, Twitter, Snapchat e até um canal no YouTube! “Estou amando investir no meu canal no YouTube. Lá eu consigo sair um pouco da escrita e da imagem bonita de uma foto para mostrar a Jéssica de verdade”, explica.

Por conta de todos esses meios de comunicação, Jéssica precisa estar sempre cheia de conteúdo para abastecer todos eles, por isso, não se prende apenas ao “look do dia”: “Tento fazer de tudo um pouco! Entretenimento mesmo… Faço vídeos de penteado, maquiagem, consultoria de imagem… E inclusive hoje mesmo (17) gravei um vídeo superdivertido sobre a TPM de cada signo. Não vejo a hora de subir o vídeo no canal!”, conta Jéssica.

Via de mão dupla
O ingresso no mundo dos blogs é conveniente até para caminhos opostos. Enquanto Jéssica conseguiu abrir sua boutique de moda por causa do blog, a Camila Menchini teve um reconhecimento merecidíssimo pelo esforço de emagrecer 30kg em seis meses – com muita saúde – e servir de exemplo para milhares de pessoas, saindo em jornais e capa de revistas e na rede nacional de televisão. A partir de todo esse sucesso e com o apoio de parceiros e patrocinadores, decidiu então começar um blog (camilamenchini.blog.br), a fim de ajudar ainda mais pessoas.

“Criei o blog com o objetivo de compartilhar minhas experiências de vida, como foi cada quilo perdido, como foi saber meus resultados, meus treinos. Além disso, também posto receitinhas bacanas para que possam ver quanto é saboroso emagrecer”, conta Camila, que hoje tem como um de seus patrocinadores uma academia de esportes.

Fórmula para o sucesso
Fazer um blog é fácil. Difícil mesmo é mantê-lo ativo e com fluxo constante de seguidores ou leitores. É preciso muito jogo de cintura, disposição e coragem para ouvir críticas – positivas e negativas, é importante ter uma boa comunicação e marketing. São essas algumas ferramentas que, juntamente com talento e boas idéias, farão um blog engrenar.

Acompanhe as meninas nas redes sociais:

foto 5

Jéssica Martins (www.blogdajeemartins.com)
Facebook: Blog da Jéssica Martins
Instagram: Jeemarttins
Snapchat: Jeemarttins
YouTube: Jee Martins

12143230_924925764249152_3248868614872776779_n

Camila Menchini (camilamenchini.blog.br)
Facebook: Camila Menchini
Instagram: camilamenchini