Cartório eleitoral já registra oito renúncias de candidatos a vereador

Justiça também já indeferiu a candidatura de dois candidatos, um do PSD e outro do PT

André Roedel

Até a tarde de ontem (9), já haviam sido registradas as renúncias de oito candidatos a vereador nas eleições deste ano. A reportagem do “Periscópio” foi até o Cartório Eleitoral de Itu e foi informada que os candidatos não necessitam apresentar qualquer justificativa para o pedido de desistência da candidatura. Além disso, a cidade conta com dois pedidos de candidaturas indeferidos.

Os candidatos que pediram renúncia até o momento foram: Adilson Fausto de Oliveira (PPL), Sebastião Carlos de Oliveira Costa (PPS), Nilson Antonio Galdino (PMB), Giovana de Campos Cosciansti (PTdoB), Manoel Francisco Ferreira de Carvalho (PRB), Silvio Francisco dos Santos (PMB), Paulo Roberto Rossi (PMB) e Rita de Cássia Monteiro (PMDB).

Já os candidatos indeferidos foram Marilda Franco da Rocha (PSD) e Maurício Martins de Camargo (PT). Segundo parecer do juiz eleitoral de Itu Hélio Villaça Furukawa, a candidata do PSD foi notificada a apresentar comprovação de domicílio eleitoral, porém apresentou comprovante de residência. A Justiça também verificou que a data de domicílio é de 23 de fevereiro deste ano, o que não se encontra em conformidade com a legislação eleitoral. Já o candidato petista se encontra inelegível conforme processo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Itu.

Números
Dos 327 candidatos a vereador, vice-prefeito e prefeito, 70% são homens (228) e 30% são mulheres (99). Os dados são divulgados pelo sistema de estatísticas eleitorais do site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que aponta também que 76% dos candidatos (249) se declararam brancos, enquanto 13% (41) se declararam pretos e 11% (37) se declararam pardos.

De todos os candidatos, 55% (180) são casados, 32% (104) são solteiros, 10% (33) são divorciados e 3% (10) declararam outro estado civil. A faixa etária com mais candidatos é a de 45 a 49 anos (58). Em seguida vem a faixa de 40 a 44 anos, com 55 candidatos. A cidade também registra 13 candidatos entre 20 e 24 anos e apenas um candidato com idade entre 75 e 79 anos, a faixa mais idosa.

Quanto ao grau de instrução, 115 candidatos têm Ensino Médio completo (22 incompleto) e 95 têm o Ensino Superior completo (26 incompleto). Já os candidatos que têm Ensino Fundamental completo são 36 (20 incompleto). Ainda foram registrados 13 candidatos que apenas lêem e escrevem. Por fim, as ocupações mais comuns entre os candidatos são a de Outros (70), Comerciante (31), Empresário (25), Servidor Público Municipal (20) e Professor de Ensino Médio (12).