Dr. Safi é agraciado em solenidade com Medalha Padre Bento
Na noite do último sábado (17), a Câmara de Vereadores de Itu realizou a Sessão Solene de outorga do Diploma e Medalha Padre Bento Dias Pacheco ao médico Dr. José Carlos Safi. A solenidade, que contou com as presenças de diversos amigos e familiares do homenageado, ocorreu no Salão Padre Bento, ao lado da Paróquia Senhor do Horto e São Lazaro.
Em sua fala, Safi destacou a importância de Padre Bento – conhecido como apóstolo da caridade – para o cuidado aos pacientes com hanseníase (conhecidos na época como “leprosos”). O médico contou que o trabalho de Bento é até hoje referência, inclusive entre a comunidade da medicina. Profundamente emocionado, Safi recebeu as condecorações das mãos da Dra. Maria Lúcia Almeida de Marins e Dias Caselli e do ex-vereador e autor Inaldo Lepsch.
Morador de Itu há mais de 25 anos, José Carlos Safi se formou na Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP, onde também fez sua especialização em Clinica Médica e Medicina Intensiva. Ele foi coordenador e diarista da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de adultos da Santa Casa de Itu por 10 anos e, nesta ocasião, criou o Núcleo de Humanização da UTI, semente do Grupo Voluntário de Humanização Hospitalar, que criou e coordenou por muitos anos e que já existe há 14 anos. Safi é integrante da Saci (Sociedade Amigos da Cidade de Itu) e, atualmente, exerce a presidência da Associação Cultural Vozes de Itu.
André Roedel