Teatro Nósmesmos recebe espetáculo internacional na noite de hoje
Peça “No Limite da Dor” apresenta depoimentos reais de ex-presos políticos durante os anos da ditadura portuguesa
A companhia portuguesa Lendias d’Encantar apresenta hoje (22), às 20h, sessão única em Itu do espetáculo “No Limite da Dor”. A peça, que será exibida no Teatro Nósmesmos, integra a turnê que o grupo vem fazendo pelo Brasil, contemplando várias cidades – as próximas são São Paulo (SP), Santa Maria (RS) e Rio de Janeiro (RJ).
Quatro histórias se entrelaçam em “No Limite da Dor”. A peça traz testemunhos reais de torturas vividas por ex-presos políticos nas mãos da PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado), durante os anos da ditadura portuguesa, na primeira metade do Século XX. A montagem faz uma profunda reflexão sobre a resistência, o medo, a humilhação, a dor e a dignidade humana, cuja dimensão, provavelmente, as novas gerações têm dificuldade de compreender.
No enredo, duas mulheres e dois homens – Georgina, Luís Moita, Conceição e Domingos – transitam diante dos olhos do espectador, mas não são personagens teatrais; são pessoas reais que testemunham, pela emoção e técnica de um grupo de atores, experiências vividas que chamam a atenção para a importância dos ideais, das convicções e da família.
“No Limite da Dor” propõe, a partir do conhecimento histórico, suscitar o debate sobre as situações expostas pelas personagens que, segundo a companhia, são dados importantes para a preservação da memória coletiva sobre acontecimentos tão dramáticos vividos pelo povo português.
A peça tem duração de 60 minutos e classificação indicativa de 14 anos. Os ingressos custam R$ 10 (preço único) e podem ser adquiridos pelo site www.nosmesmos.com.br ou na bilheteria do próprio teatro, localizado na Avenida Prudente de Moraes, 210, Vila Nova. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4024 0852.