Sergio Castanheira e Eduardo Ortiz se emocionam na Câmara

 

Vereadores foram às lágrimas ao comentar resultado das eleições de domingo

  Os vereadores Sergio Castanheira (PSD) e Eduardo Ortiz (PHS) se emocionaram durante a Palavra Livre de segunda-feira (3). O primeiro, reeleito para a próxima legislatura, lembrou do atentado que sofreu e agradeceu ao seu pai. Já o segundo, frustrado com a derrota, agradeceu o carinho de seus eleitores, familiares e assessores.

“Quero agradecer a Deus pela vitória alcançada no domingo. Quero agradecer a Deus também por ter me dado a oportunidade de estar aqui. Me deu uma nova vida, porque amanhã (4) faz três anos que eu levei um tiro na cabeça e perdi a visão. Mas Deus me deixou aqui neste mundo”, disse Castanheira, que agradeceu sua equipe, família e todos os eleitores que votaram nele.

Castanheira foi às lágrimas quando começou a falar sobre seu pai, Nelson de Souza, já falecido, a quem dedicou a vitória. Ele relembrou a trajetória política dele, que foi jornalista e vereador em outras cidades do Estado de São Paulo. “Ele era político por idealismo e eu aprendi muito com ele”, disse. “Eu tenho muito orgulho de ter tido ele como pai”, também declarou.

Já Ortiz os 1559 votos que obteve na eleição, principalmente a todos os que o ajudaram a conquistar a expressiva votação – maior até que a que o colocou na Câmara, em 2012. Ele só não entrou por conta do quociente eleitoral, já que seu partido, o PHS, só fez uma vaga, que ficou com Normino da Rádio, terceiro mais votado no pleito de domingo. “O quociente que me trouxe a essa Casa acabou não permitindo que eu continuasse. Matemática política”, comentou.

O vereador disse que a população reconheceu seu trabalho fiscalizador. “O povo disse ‘não’ à maioria, mas disse ‘sim’ a mim. Isso é muito significante. Valeu a pena ter passado tudo que a gente passou. Valeu a pena ter sido honesto”, declarou Ortiz, que não conteve as lágrimas. “Eu contribuí para a renovação da política aqui de nossa cidade”.

O vereador relembrou todos os percalços sofridos ao longo de seu mandado e também de todas as inovações implantadas, como a transmissão ao vivo das sessões pela internet e o gabinete móvel na praça. “Eu pude levar até a casa das pessoas a verdade, o que acontecia aqui, pois há muito tempo a população não ficava sabendo”, apontou.

“Como é bom ter deixado marcas. Tenho certeza que muitos vereadores da próxima legislatura usarão os mesmos artifícios e seguirão os meus bons exemplos”, disse Ortiz. “Uma coisa ficou dessa eleição: a política mudou”, desejando também um bom governo ao prefeito eleito Guilherme Gazzola.