Festa de Halloween movimenta comércio de fantasias e doces

Apesar de perder o caráter assustador, produção da festividade tem ganhado cada vez mais riqueza nos detalhes

festa-dia-da-sbruxas

Na próxima segunda-feira (31) será comemorado o Halloween, conhecido também como “Dia das Bruxas”. Apesar de ser considerada uma festa tradicionalmente americana, a cada ano o número de pessoas e países que passam a comemorá-lo de algum jeito aumenta. Consequentemente, cresce a procura por, não só artigos temáticos, mas por outras tendências que virão neste e nos próximos anos.

Com o passar do tempo, mais motivos para a comemoração do Dia das Bruxas foram criados. A maioria das pessoas desconhece a origem dos símbolos, costumes e decorações do Halloweenque estão relacionados a seres sobrenaturais e forças ocultas. Ariane Amaral, proprietária de uma loja especializada em decorações para festas em Itu, conta que, o que a princípio era para ser um evento no qual se celebram cultos místicos, hoje é levado mais na brincadeira. “Atualmente, até os objetos de decoração mudaram. A demanda por detalhes de terror de verdade foi diminuindo e deu espaço para caveirinhas e dentaduras na forma de desenhos; nada muito realista”, compara.

 

Decorações típicas

Historicamente, o que gerou a mudança na decoração e intuito das festas do Halloween foi o público. Com o objetivo de atrair e despertar a imaginação das crianças, a festa do Dia das Bruxas foi se modificando e se tornando mais leve. “Sangue falso, morcegos e aranhas de plástico, sapos e lagartixas de borracha, bruxinhas em miniatura e as abóboras continuam sendo os objetos mais vendidos aqui na loja nesta época do ano. A decoração não é nada assustadora. É engraçada e infantil”, analisa Ariane.

As abóboras, segundo a proprietária da loja, são as de maior demanda. “Abóboras infláveis, abóboras ‘pega doce’, de lanternas… Toda decoração desse tipo permanece no topo das mais populares. Além de terem uma cor que contrasta com o roxo e o preto”, explica Ariane.

 

Tendências

A decoração não é o único elemento para se fazer uma festa do Halloween de verdade. Os participantes devem ir vestidos a caráter para entrar no clima. As fantasias mais vendidas neste ano são de Drácula e as mais variadas formas de bruxa, independente da idade. Além disso, há um aumento muito grande na procura por maquiagens específicas na loja, tanto para as mulheres como para os homens. A caveira mexicana e a técnica slug são as mais procuradas. Enquanto a primeira decora o rosto da pessoa de forma a ficar bonito e artístico, a técnica do slug consiste em reproduzir machucados hiper-realistas com maquiagens específicas para o trabalho. “São cortes e fraturas externas inacreditavelmente reais e, essas sim, chegam a ser assustadoras!”, completa a proprietária.

Ana Luisa Tomba