Sorria!
Ninguém aqui precisa ser filmado para sorrir!
ANA LUÍSA TOMBA
A preocupação bucal entre os brasileiros vem ganhando mais espaço nos últimos anos. Devido à atenção que pessoas como os influenciadores digitais e famosos estão dando à aparência do sorriso, a busca pela estética perfeita tornou-se um objetivo, muitas vezes, caro. Na última terça-feira (25) foi celebrado o dia dos responsáveis pela viabilidade desse novo desejo brasileiro: os dentistas.
O sorriso é o fator de maior impacto no relacionamento entre as pessoas. Um estudo sobre relacionamentos realizado pela American Academy of Cosmetic Dentistry (Academia Americana de Odontologia Cosmética) computou que 85% dos entrevistados disseram que pessoas com dentes bons são “mais atrativas”; 33% não colocariam seus melhores amigos em um encontro às cegas com alguém que tivesse dentes ruins; 33% não beijariam alguém com dentes ruins e 84% dos adultos percebem que ter um sorriso atrativo é importante para terem um encontro com a pessoa certa.
Dados do IBGE dizem que no Brasil há cerca de 16 milhões de pessoas sem nenhum dente. De acordo com estudos, a falta de prevenção é a principal responsável pelo número, sobretudo nas grandes cidades, onde a população em sua maioria tem acesso a produtos para higienização. No entanto, a cultura do brasileiro sempre exigiu um cuidado maior com outras partes do corpo, deixando, muitas vezes, a saúde bucal para segundo ou terceiro plano, até mesmo pelo preço dos tratamentos e investimentos.
Porém, historicamente, o trabalho do dentista não se resumiu apenas aos cuidados bucais. A imagem dos profissionais, por muito tempo, foi mal vista pela sociedade – especialmente pelas crianças, afinal, a solução para as dores de dente era única e, até certo ponto, eficiente: extraí-los. Justamente por essa fama assustadora que o dentista possuía, ainda que quase esquecida, não é tão fácil encontrar pessoas que procuram os profissionais apenas para fazer o check up. Sempre houve um receio de que “vai doer”, “vai precisar arrancar”…
No entanto, esse costume precisa ser mudado, uma vez que só a frequência ao consultório odontológico pode prevenir problemas silenciosos, como os que comprometem a gengiva. A gengivite, por exemplo, é uma doença bucal que compromete a arcada dentária e pode evoluir para uma complicação maior, gerando mau hálito e até perda de dentes. O grande problema é que, ao contrário da cárie, o paciente não consegue identificar a gengivite sem ajuda do dentista.
Tendências
A dentista Flávia Oliveira, da clínica Odonto Company de Itu, conta que, geralmente, as pessoas que procuram marcar uma consulta estão tendo algum tipo de dor ou querem iniciar o procedimento de clareamento dental.
Engana-se quem acha que a moda se resume às roupas e cabelos. Os dentes também sofrem mudanças devido a tendências ditadas pelas figuras públicas. Os inconfundíveis sorrisos de Madonna ou Brigitte Bardot, com a charmosa fenda entre os incisivos centrais (os dentes da frente), já foram sonho de consumo de muitas pessoas. No entanto, hoje, os dentes considerados “perfeitos” são como os da apresentadora Adriane Galisteu, da Xuxa, ou da atriz Grazi Massafera: muito brancos e completamente retos. “São quadradinhos”, segundo Flávia. Esses são os mais procurados na clínica dela. “Os pacientes pedem tratamentos para deixar os dentes cada vez mais brancos”, mesmo que perca o aspecto “natural”.
A dentista explica, porém, que só o tratamento na clínica não funciona. “O tratamento clareia os dentes. Há as facetas de porcelanas e, agora, a inovação das lentes de contato para os dentes. Mas a manutenção desses tratamentos depende do comportamento da pessoa. Alimentos como café, molho de tomate e ketchup mancham os dentes por conta da quantidade de corante ou de pigmentos muito escuros. O hábito de fumar, é óbvio, também agrava o amarelamento dos dentes. É preciso evitar ao máximo, não só por esse motivo”, aconselha Flávia.
Outros privilégios
O sorriso tem grande influência nas relações sociais, na vida profissional, em relacionamentos e, principalmente, para autoestima. Relacionar-se com alguém que está sempre com um sorriso estampado no rosto torna-se muito mais fácil e prazeroso.
Sorrir (principalmente com sinceridade), além de deixar qualquer um mais bonito, transmite a sensação de paz e é uma ótima maneira de se aproximar de alguém e deixar essa pessoa confortável com a sua presença.
Qualquer um tem motivos para manter-se com expressões sérias e tensas, no entanto, há uma razão que anula todas as outras que possam fechar a curva mais bonita do seu corpo; que é o simples fato de estar vivo. Poder ir atrás dos próprios sonhos e fazer o que quiser. Tem motivo melhor do que esse? Não espere ser filmado!