Indaiatuba recebe nota A em capacidade de pagamento
Indaiatuba está entre as 25 cidades do País a obter a nota “A” da Secretaria do Tesouro Nacional para capacidade de pagamento, ou seja, baixo risco de “calote”. Dentre as cidades avaliadas da RMC (Região Metropolitana de Campinas), Indaiatuba é a única com nota A, sendo: Americana (C+); Campinas (B-); Hortolândia (B+) e Sumaré (C+).
O levantamento faz parte da versão final da 1ª Edição do Boletim de Finanças Públicas dos Entes Subnacionais de 2016, publicação anual que tem como objetivos ampliar a transparência das relações federativas e contribuir para o processo de sustentabilidade fiscal de Estados e municípios.
O trabalho reúne os dados fiscais de 27 Estados e do Distrito Federal e de 146 municípios com mais de 200 mil habitantes, com informações que permitem um aprofundamento na análise das principais variáveis fiscais desses entes. Além dos dados fiscais dos municípios selecionados, o Boletim inclui a classificação CAPAG (Capacidade de Pagamento) dos Estados desde 2013 e as evoluções dos resultados primários, dos níveis do endividamento, dos gastos com inativos e do percentual de gasto com pessoal em relação à RCL (Receita Corrente Líquida).
De acordo com a Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Indaiatuba, esse é um bom indicador, pois mede a capacidade de pagamento e é uma base para análise da Secretaria do Tesouro Nacional para obtenção de operação de crédito do município junto às instituições financeiras.