Campanha de conscientização movimenta a Galileu Bicudo
Mutirão de doação acontece no próximo domingo, no Salão Paroquial da Igreja São João Batista
Na manhã do último domingo (13), o cruzamento da Rua Doutor Graciano Geribelo com a Avenida Galileu Bicudo foi escolhido como cenário para a divulgação do “Mutirão do Bem”, campanha de doação de medula óssea que acontece em Itu no próximo sábado (19). Na ocasião, diversos voluntários vestiram a camiseta vermelha da campanha e distribuíram os folhetos informativos sobre a ação.
A iniciativa partiu de Kelly Regina Afonso da Silva, que há dois anos busca um doador de medula óssea para seu filho, Felipe, de onze anos, que sofre de aplasia de medula. Moradora de Salto, Kelly já realizou diversas campanhas de conscientização em sua cidade. Agora, decidiu trazer o mutirão para Itu. “O hemocentro mais próximo é o de Sorocaba. Já levei muitas pessoas da região para se cadastrar lá, mas nunca foi feito nada do tipo aqui”, observa.
Destinado a pessoas de 18 a 54 anos, o mutirão de cadastro acontece no sábado, no Salão Paroquial da Igreja São João Batista, das 9h às 13h. “Não precisa estar em jejum. Só serão colhidos 5 mL de sangue da pessoa, que entrará para um banco de dados mundial. A partir daí, serão cruzadas as informações dos doadores com as dos receptores. Se a pessoa for compatível com qualquer outra do mundo, será contatada para fazer a doação”, explica Kelly. “É uma campanha motivada pelo meu filho, mas que pode beneficiar muitas outras pessoas”.
A Igreja São João Batista fica na Rua Dino Bordini, S/N, Parque Industrial. Mais informações podem ser obtidas pela fan page “Uma medula para o Felipe”, no Facebook. Na ocasião, será obrigatória a apresentação de documento com foto. “O maior problema é o medo, porque as pessoas não têm informação. Há muitos mitos que devem ser combatidos”, finaliza Kelly.