Cartunista de Itu recebe menção honrosa em prêmio promovido pela ONU
Cartum de Raimundo Rucke, finalista do Ranan Lurie Political Cartoon Awards, relata o drama dos refugiados
O cartunista de Itu Raimundo Rucke ganhou uma menção honrosa no The United Nations/Ranan Lurie Political Cartoon Awards, promovido pela ONU. Os vencedores foram anunciados no último dia 15 de dezembro. “Pelo segundo ano seguido, fui o único brasileiro a ficar entre os 13 finalistas. Na edição de 2015, fiquei em segundo lugar”, conta Rucke.
O concurso premia os melhores cartuns políticos produzidas no mundo refletindo o espírito e os princípios das Nações Unidas. Os cartuns inscritos devem refletir a importância da dignidade humana, do respeito mútuo e da amizade entre as nações, bem como a consideração econômica e as responsabilidades ambientais.
“Só o fato de ter ficado entre os finalistas e ter ganho uma menção honrosa já é um prêmio, pois este concurso é muito concorrido, tem cartunistas do mundo inteiro participando e os trabalhos são de altíssimo nível”, relata o cartunista. Segundo Rucke, o trabalho finalista retrata, de forma sutil, o drama dos refugiados. O cartum foi publicado pelo Jornal do Brasil.
Na Turquia
No final de novembro, Rucke esteve em Istambul, na Turquia, para receber um prêmio no Aydin Dogan International Cartoon Competition, também um dos mais importantes concursos do gênero no mundo. “Foi uma grande experiência porque percebi que lá eles levam muito a sério o trabalho dos cartunistas e dos artistas de foram geral. Nunca tinha visto tanto investimento em concurso de desenho de humor. Valeu a pena também porque pude conhecer de perto um pouco da cultura daquele país, além de ter feito contato com cartunistas do mundo inteiro”, conta.