Em discurso de posse,Gazzola fala em austeridade e transparência
Nova Câmara de Vereadores também foi empossada em cerimônia que lotou o auditório da Prefeitura de Itu
Guilherme Gazzola (PTB) foi empossado prefeito da Estância Turística de Itu na manhã do último domingo (1º), em cerimônia realizada no auditório da Prefeitura. Na oportunidade, também tomaram posse os 13 vereadores eleitos no pleito de outubro e foram nomeados os secretários da nova administração. O novo chefe do Executivo ituano falou de austeridade e transparência em seu primeiro discurso oficial.
“A ordem é austeridade e respeito ao dinheiro público, revisão de contratos, anulação de concorrências suspeitas, transparência nas licitações e acompanhamento jesuítico do dinheiro público”, declarou o prefeito, dirigindo-se ao seu secretariado. Gazzola também falou em trazer novos investidores para a cidade.
“Não é aceitável que uma cidade tão bem servida de rodovias, portos secos, aeroportos e com vasta área territorial não seja protagonista do desenvolvimento regional. Além de tudo, temos um povo generoso e muito escolarizado. Itu, portanto, é um gigante adormecido”, disse o prefeito, que se emocionou ao falar do pai, Carlos Gazzola. “Obrigado, meu pai”, disse com a voz embargada.
A solenidade de posse foi conduzida pelo vereador mais votado nas eleições, Reginaldo Carlota (PTB). Com o auxílio de Maria do Carmo Piunti (PSC), que foi a secretária, ele realizou todos os trâmites regimentais para empossar os demais colegas de Câmara, além de Gazzola e o vice-prefeito Dr. Caio Gaiane (Rede) – ambos estavam acompanhados de suas esposas, Patrícia Miller e Flavia Gaiane, respectivamente.
Vereadores falam
Carlota concedeu um tempo para que cada vereador se manifestasse e fizesse seus agradecimentos. A maioria agradeceu a Deus e às suas famílias. José Galvão (DEM), que mais tarde foi eleito presidente da Câmara para este ano, foi o primeiro e o que mais falou. “Vocês são testemunhas oculares de uma nova página na história de Itu”, disse aos presentes.
Em seguida discursou brevemente o vereador Henrique de Paula (PV), prometendo transparência. Reeleito, Dr. Sérgio Castanheira (PSD) foi outro que se emocionou ao lembrar-se do já falecido pai. Wilson da Farmácia (SD) foi breve em suas palavras e, além de agradecer, deixou uma mensagem: “Não deixe que o medo mate seus sonhos”.
Na sequência foi a vez do agora vice-presidente da Casa de Leis, Normino da Rádio (PHS), falar. Ele relembrou sua trajetória e agradeceu a presença de sua família que veio de longe para vê-lo ser empossado. Mané da Saúde (PRB) também foi breve em suas palavras e pediu confiança ao prefeito Gazzola.
Emocionado, Rodrigo Macruz (PTB) falou de seu espírito público e elogiou os secretários escolhidos pelo novo prefeito – dizendo que eles saíram da zona de conforto para fazer algo por Itu. Seu correligionário Luciano do Secom, líder de Gazzola na Câmara, fez diversos agradecimentos (principalmente à esposa) e chegou a declarar que, no passado, não queria ser vereador.
O vereador Thiago Gonçales (PR), mais jovem da legislatura, usou de poucas palavras para dizer que quer ser uma inspiração para os mais novos na política. Maria do Carmo Piunti, que retorna à Câmara após três décadas, falou que leva a política como missão e, assim como Salomão, pediu sabedoria a Deus. Ela foi muito aplaudida pelo público.
Outro que volta à Câmara é Dito Roque (PTN). Acompanhado de perto pelo filho pequeno, o vereador recordou-se do período que foi companheiro de Gazzola no legislativo. Outro reeleito, Givanildo Soares (PROS) declarou que a última Câmara foi a pior de Itu por ser submissa, mas que a atual está habilitada.
Por fim, o próprio Reginaldo Carlota fez seus agradecimentos. Ele não poupou elogios ao colega Luciano do Secom e disse que a “era de medo, perseguição e corrupção acabou”. “Comigo é faca na caveira”, finalizou o vereador do PTB.
Cerimônia
A cerimônia de posse contou com apresentação da Orquestra Filarmônica de Itu (OFI), que é mantida pela Assatemec. Os jovens músicos executaram os hinos do Brasil e de Itu. No final, o evento contou com um ato religioso (Te Deum) no hall de entrada da Prefeitura. Na oportunidade, Gazzola e os vereadores foram “assediados” pelos diversos populares lá presentes.
Em meio a fotos e abraços, o prefeito falou com o “Periscópio”. Na oportunidade, ele comentou sobre o momento histórico que vive. “Responsabilidade nova, mas emocionante. Eu sonhei com isso parte de minha vida e esse sonho se torna realidade. Cabe a mim, agora, corresponder, e eu vou fazer muito além do possível para fazer essa cidade melhor”, disse Gazzola, que preferiu não falar em prazos para a população sentir as diferenças em sua administração.
André Roedel