Gazzola cita Saúde como maior problema e diz que novo SAAE começa dia 2 de fevereiro

Guilherme Gazzola se reuniu com a imprensa nesta segunda-feira e expôs o início de trabalho

ggimprensa
Ivan Valini

Na manhã de ontem (16), o prefeito de Itu Guilherme Gazzola reuniu a imprensa regional para um café da manhã na Prefeitura. Durante aproximadamente uma hora, o chefe do Executivo atendeu, individualmente, cada órgão de imprensa, onde conversou sobre diversos assuntos. Ao “Periscópio”, Gazzola fez um balanço sobre o início de governo, falou sobre as dificuldades que está enfrentando, anunciou duas novidades para esta semana e ainda divulgou a data em que a Companhia Ituana de Saneamento entra em funcionamento.
JP: Qual avaliação o senhor faz desses primeiros 15 dias como prefeito de Itu?

Guilherme Gazzola: Dias corridos, extremamente exaustivos, em que ficamos com jornadas até dez e meia da noite, mas positivos. A Câmara correspondeu à altura, votaram todos os projetos de extremo interesse da cidade num primeiro momento, e nós já começamos a ver uma luz no fim do túnel. Evidente que 2017 será um ano de ajustes, de muita austeridade, mas nós conseguimos enxergar que é possível apresentar uma reconstrução da cidade de Itu. Vários serviços já começaram a funcionar de forma melhor, como a secretaria de Serviços Urbanos e a Secretaria de Serviços Rurais. Apesar de todas as dificuldades, estou muito otimista e transfiro esse otimismo para todo cidadão.
JP: Qual o setor que está com mais dificuldades?

Gazzola: Hoje é a Saúde. Ela está numa situação precária, nós vamos ter que refazer uma série de setores, como o setor de ambulância e o pronto atendimento. O problema mais grave da cidade de Itu hoje, indiscutivelmente, é a Saúde.
JP: O senhor tem se reunido com os prefeitos de Salto e Porto Feliz para firmar um convênio na área da Saúde. Como está essa situação?

Gazzola: Primeiro que são dois grandes parceiros. O Geraldo Garcia, de Salto, é um humanista como poucos; e o Dr. Cássio, em Porto Feliz, é um grande médico. Hoje, Saúde é uma coisa extremamente cara e precisa de volume e demanda para ter resultado. Essa demanda será criada através de um consórcio entre as cidades, pois aí conseguiremos ajustar o foco e, com isso, dar atendimento em melhor escala em determinados lugares. Por exemplo, hoje existe ociosidade em determinados serviços em algumas cidades e excesso em outros. O consórcio irá distribuir esse serviço. Mais que isso, poderá nos trazer outra coisa fundamental que é gerenciar nossa emergência em Itu, por isso que estamos trabalhando exaustivamente pela questão do pronto socorro e do pronto atendimento
JP: O Concilia Itu entra em funcionamento nesta semana?

Gazzola: Sim. Vai ser inaugurado nesta quinta-feira (19), com o objetivo de trazer os grandes devedores da cidade de Itu para uma conversinha amigável num primeiro momento. Se não surtir efeito, nós passamos para uma segunda etapa desse processo. Mas o Concilia Itu já é uma forma de você tirar as demandas judiciais, resolver e trazer arrecadação para a cidade de Itu, num momento mais rápido e que ela tanto precisa, dentro dos limites da legalidade e também resolver uma outra questão que são as demandas judiciais na área da Saúde, que é conhecida como a “judicialização da Saúde”, que traz hoje R$ 6,5 milhões de custos para a cidade
JP: E o programa Via Rápida?

Gazzola: O Via Rápida é um programa que está sendo iniciado amanhã (hoje), que você não vai mais precisar passar pela Prefeitura. Vamos fazer diretamente, via informatização, a abertura de empresas. Foi uma promessa de campanha que estamos cumprindo
JP: Como está a situação da CIS?

Gazzola: Foi resolvido de forma amigável, porém dura. Nós vamos romper o contrato por decreto, mas em acordo das duas partes. O rompimento se dará sem nenhum custo e nenhuma multa para a Prefeitura, pois é um decreto em caráter precário, basta a suspensão do decreto, e nós já fizemos isso com a atual operadora que é a Eppo. E a CIS começa a funcionar a partir de fevereiro. Um desafio que o superintendente e os diretores já têm e esse vai ser o presente que vamos dar para Itu. Dia 2 começa a funcionar a Companhia Ituana de Saneamento.