Indaiatuba intensifica ações de combate à dengue e anuncia construção de ecopontos de inertes
Medidas foram comunicadas pelo prefeito Nilson Gaspar nesta semana. Mutirão terá contará com 47 funcionários e 16 veículos oficiais
Com o objetivo de intensificar o combate à dengue, a Prefeitura de Indaiatuba irá realizar mutirões de limpeza e orientação que atenderão 22 bairros localizados em áreas consideradas de risco. Também serão construídos quatro novos ecopontos de inertes em pontos estratégicos da cidade, com o intuito de inibir o descarte irregular de entulhos.
Durante os mutirões serão realizadas vistorias de orientação e identificação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, limpezas para a coleta de criadouros e também vistorias e notificações de limpeza de terrenos e calçadas de imóveis particulares. Os trabalhos foram iniciados pelo Jardim Morada do Sol no último dia 21 de janeiro e se estenderão até o final de abril.
A ação contará com a colaboração de 47 funcionários e 16 veículos oficiais. “Em 2015 tivemos 1.923 casos autóctones de dengue, e esse número caiu para 471 casos em 2016. Tivemos apenas um caso de Chikungunya e um de Zika Vírus em 2016. Os números não são ruins graças ao trabalho preventivo contínuo realizado pela Prefeitura, mas quando a situação não é preocupante, as pessoas tendem a relaxar; por isso a necessidade de intensificar cada vez mais as ações”, explicou o prefeito Nilson Gaspar.
O secretário de Saúde, José Roberto Stefani, reforçou que em Indaiatuba os números continuam favoráveis neste início de ano, mas que é necessário alerta constante com ações preventivas. “Em janeiro de 2016 registramos 21 casos confirmados de dengue no município, e neste ano registramos apenas seis notificações, sendo que um já foi descartado e outros cinco aguardam resultado de exames”, avisou.
Ecopontos
Em coletiva de imprensa, o prefeito também anunciou a construção de quatro novos ecopontos de inertes, onde a população pode depositar entulhos de construções resultantes de pequenas reformas. Os novos pontos de coleta seletiva serão instalados no Jardim João Pioli, Jardim Paulista, Jardim Pompéia e Jardim Califórnia. Até o final do ano, os quatro pontos de coleta devem estar em funcionamento.
“Esses novos ecopontos serão estrategicamente instalados em locais que já são usados para descarte irregular de entulhos. Nosso objetivo é acabar com esses pontos de descarte de lixo porque isso não prejudica apenas a limpeza da cidade, mas também é uma questão de saúde pública”, ressaltou.